A cidade eternizada por Monet

Dolceacqua, na Liguria

Uma cidade eternizada por Monet não deve ser pouca coisa. Assim é Dolceacqua, na região da Liguria, considerada um dos borgos mais bonitos da Itália, com pouco mais de dois mil habitantes, que fica na província de Imperia.

Talvez exista um motivo para Monet ter se encantado pela cidade: ela tem um ar francês, talvez até mesmo pelo dialeto. Ao ser pintada pelo famoso pintor, Dolceacqua – algo como doce água – ficou famosa até mesmo entre os franceses.

Monet teria chegado a cidade em 1884, imortalizando a cidade em uma pintura… e a cidade não mudou praticamente nada em dois séculos. Foram quatro quadros dedicados a cidade, três deles conservados em Paris e outro na Normandia.

Provavelmente, o que chamou a atenção de Monet e ainda chama atenção de quem chega a Dolceacqua é o rio que percorre entre as casinhas da cidade, formando uma composição visual perfeita, terminando com um castelo no topo.

A verdade é que essa bela cidade parece ter parado no tempo.

Ainda no meio dessa belíssima imagem, fica a Ponte Romanico, construída ainda na época medieval, no século XIV, com apenas um arco e feita em pedra com 33 metros de altura e que leva o turista a dois pontos bem diferentes do borgo.

A atmosfera medieval da cidade fica ainda mais marcante com o castelo de Doria e sua posição dominante em relação ao restante da cidade. No começo do século XII, ele era apenas uma torre circular. No século XVI, com um rico da cidade, foram adicionadas duas torres quadradas.

Dolceacqua também é uma cidade que chama atenção pelo seu clima, já que mesmo no mês mais frio do ano, janeiro, a média é de 7ºC, e no mês mais quente, julho, a temperatura média não costuma passar de 22ºC. Os meses mais chuvosos são os de outubro e novembro.

Para chegar a cidade, a estação de trem mais próxima é a de Ventimiglia (a 7 km do borgo) e de lá, pegar um ônibus da linha 7 da empresa Riviera Trasporti. De carro, seguir pela estrada que leva a Ventimiglia e de lá, pegar a estrada municipal de Val Nervia.

Ser eternizado por Monet é para poucos!

Fotos: Dolceacqua (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s