O símbolo de Val di Funes

Igrejinha de São João em Val di Funes

Você provavelmente já viu esse imagem: um lindo campo, cercado por árvores e com as dolomitas aos fundo; de intervenção humana, apenas uma igrejinha ao centro.

Essa igreja em italiano é realmente conhecida como igrejinha, a chiesetta di San Giovanni, a igrejinha de São João, que fica em Val di Funes, na região de Trentino-Alto Ádige, na província de Bolzano.

Essa região é considerada uma verdadeira joia italiana e a igrejinha de São João, uma joia barroca, construída na metade do século XVIII. Ela faz parte do maso Ranui e fica nos campos Ranui, bem ao lado do maso.

maso é o nome das habitações rurais típicas da região de Trentino-Alto Ádige.

O grupo de dolomitas que ficam ao fundo da igreja, dando um toque totalmente especial à bela paisagem, se chama Odle. Essa é uma das vistas mais sugestivas das dolomitas.

A igrejinha é dedicada a São João Nepomuceno e o dia 16 de maio marca sua festa. Pequenina, tem apenas um coral e um campanário, que chama atenção por conta de sua cúpula verde com uma estrela na ponta.

A fachada da frente mostra várias pinturas e um afresco, que representa o santo da igreja. A escrita na fachada diz: “erbaut von Michael Jenner 1744”, que significa, “erguida por Michael Jenner em 1744”.

Igrejinha de São João

Essa escrita foi provavelmente colocada ali pelos descendentes de Jenner, já que ele morreu em 1723. Os seus filhos morreram ainda antes dele, mas restou uma única neta, Maria Barbara. Provavelmente, ela ou algum primo tenha mandado colocar a inscrição.

Dentro da igreja, existe um afresco com a imagem do santo e um altar, feito com madeira e mármore e com duas pinturas. Nas paredes laterais, existe um ciclo de nove pinturas que mostram cenas da vida de Nepomuceno.

É possível visitar a igreja, basta pedir a chave no maso de Ranui, que a detém. Também é possível reservá-la para pequenas celebrações.

Para chegar até Val di Funes, a estação mais próxima é a de Bressanone/Brixen e dali pegar o ônibus 340 para Val di Funes. Bolzano/Bozen fica a 40 km, enquanto Verona, pouco menos de 200 km. De carro, basta seguir as placas para Bressanone/Brixen e depois, Val di Funes.

Sem dúvidas, vale a pena visitar essa joia e símbolo de Val di Funes!

Fotos: Igrejinha de São João em Val di Funes (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s