Os trulli

Trulli em Alberobello

Já comentei sobre Alberobello nesse post. Essa cidade é conhecida principalmente por ser a cidade dos trulli.

Mas afinal, o que são os trulli?

Um trullo é uma construção em formato de cone feito em pedra a seco e bastante tradicional da região da Puglia centro-meridional. Eles eram feitos tanto como abrigo temporário quanto habitação permanente para agricultores.

A cidade de Alberobello é conhecida como a cidade dos trulli porque grande parte dela é constituída por eles.

O trullo é uma forma aperfeiçoada do modelo pré-histórico de thòlos, presente em algumas regiões da Itália e do Mediterrâneo. Os thòlos parecem ter surgido na região do Valle d’Itria e acredita-se que eram usados para cremação de corpos.

Já os trulli tiveram continuidade de uso. Aparentemente o mais antigo deles é do século XVII. As origens das construções dos trulli tanto da Pugli quanto de Alberobello ainda é muito debatida.

Normalmente, o trullo é feito de uma planta mais ou menos circular e murado a seco com espessura bem grande. O espaço interno costuma ser bem pequeno, mas em compensação, por ter normalmente somente a porta de entrada e uma janela para troca de ar interno, ele é belo exemplo de arquitetura sustentável.

A espessura dos muros junto ao pequeno número de aberturas permitem que ele tenha uma inércia térmica elevada, o que garante a boa conservação do calor interno durante o inverno nos dias mais frios ou do ar fresco durante o verão.

Cúpulas dos trulli

A estrutura termina com uma pequena cúpula, que é a cobertura da casa, e que normalmente termina com uma chave ou pedra angular, normalmente esculpida com elementos decorativos, que podem ter tanto caráter exotérico ou espiritual.

Em relação à utilização do espaço interno, ele tem apenas um andar habitável, o térreo. Existem trulli de dois andares, denominados trulli sovrani, mas esses foram feitos puramente para metas turísticas.

Atualmente, muitos deixaram de ser habitações para se tornarem comércio. Ainda assim, alguns trulli são utilizados como hospedagem, então é possível dormir em alguns ao visitar Alberobello.

Deve ser uma experiência bem legal, né? E como não se apaixonar por esses trulli? Alberobello ou Valle d’Istria nas metas turísticas: check ✔

Fotos: Trulli em Alberobello (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s