Villas de Palladio

Villa Almerico Capra

Quem viaja pela região do Vêneto, norte da Itália, pode fazer um roteiro bem interessante para conhecer antigas vilas, as principais são conhecidas como Villas de Palladio. Elas eram vilas que pertenciam à República de Veneza.

A maior parte está concentrada na província de Vicenza e foram edificadas provavelmente na metade do século XVI pelo arquiteto Andrea Palladio (por isso o nome) para as famílias mais importantes do lugar, especialmente para aristocratas, mas também para os burgueses em ascensão.

Entre os anos de 1994 e 1996, 24 dessas vilas de Palladio foram inseridas, juntamente com a cidade de Vicenza, na lista de patrimônios da Unesco.

Essas vilas são diferentes das vilas romanas e das vilas dos Medici na Toscana: elas não eram meramente para diversão dos proprietários, mas acima de tudo, eram complexos produtivos, com vastas extensões de campos cultivados e vinhedos.

As vilas tinham depósitos e estábulos para o trabalho agrícola. Muitas delas apresentam casas laterais que serviam para conter o ambiente de trabalho, dividindo o espaço entre a parte central, destinada aos proprietários, e o espaço dos trabalhadores.

Existem 24 vilas que entraram na lista da Unesco, a maioria na província de Vicenza, mas outras em Cricoli, Rovigo, Treviso, Pádua, Verona e Veneza. Outras seis vilas são consideradas de Palladio também, mas não compõem a lista de patrimônio porque ou estão inacabadas ou porque foram destruídas.

Nem todas as villas de Palladio estão abertas para visitação. Para algumas, é necessário agendamento prévio.

O site Ville Venete tem todas as vilas tanto de Palladio quanto venezianas dentro do território do Vêneto. Nele, é possível ver quais estão abertas e quais precisam de agendamento. É possível até mesmo traçar um itinerário a partir dele.

Certamente, belas visitas para quem pretende conhecer a região do Vêneto.

Fotos: Villas de Palladio (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Villas de Palladio

  1. Thais disse:

    Ciao bella!
    Queria dizer que eu simplesmente adoro todos os teus posts. Tenho conhecido tanto mais da Itália através deste blog! Passo por aqui sempre, mas às vezes esqueço-me de deixar um comentário…
    Grazie mille!

    Curtir

    • Isabela disse:

      Ciao, bella!

      Ah, fico muito feliz em saber que os posts te agradam! A intenção é exatamente essa: fazer com que as pessoas conheçam mais da bela Itália!

      Baci e buona settimana!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s