Ponte della Maddalena

Ponte della Maddalena ou Ponte do Diabo

Tenho uma coisa por pontes e essa da foto, a Ponte della Maddalena é bastante conhecida na Itália. Ela fica na região de Borgo a Mozzano, na província de Lucca, Toscana, e atravessa o rio Serchio.

O mais curioso é que apesar do nome, a ponte é conhecida mesmo como Ponte del Diavolo ou ponte do diabo. A ponte é do período medieval e provavelmente foi construída por vontade de uma condessa, Matilde di Canossa.

Ela foi restaurada no século XIII e o nome vem de uma banca do século XVI, que tinha uma figura de Madalena, mas hoje não existe mais. Mesmo com as restaurações ao longo dos anos, a ponte manteve sua estrutura original.

Para a passagem de uma linha ferroviária, no século XX, ela passou por uma mudança na fisionomia: mais um arco. Apesar de ter as arcadas assimétricas e a maior delas ser bem diferente, a ponte resistiu aos séculos, a várias cheias do rio e ainda hoje pode ser percorrida a pé.

A questão é: por que ponte do diabo?

Pois é, como praticamente tudo na Itália, essa ponte também tem uma lenda. O nome é atribuído ao diabo exatamente porque atribuem a construção dela ao diabo.

O pedreiro que trabalhava na construção da ponte estava muito preocupado com o atraso da obra e então acabou fazendo um pacto com o diabo, que garantiu o término da ponte de uma única noite em troca da alma da primeira pessoa que a atravessasse.

O pedreiro aceitou e a ponte foi terminada. Com peso na consciência, ele vai se confessar com o padre da cidade, que armou uma estratégia: fazer atravessar primeiro um cão. Enfurecido com a astúcia, o Diabo teria pegado o cão e desaparecido.

Reza a lenda que um cão pastor todo branco ainda é visto passando pela ponte nas últimas noites de outubro, e que ele representa o diabo que ainda busca a alma do pedreiro.

Com ou sem cão, eu me arriscaria passar por essa ponte maravilhosa!

Foto: Ponte della Maddalena (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s