Made In Italy, novo álbum do Ligabue

Enquanto estava na loucura de provas finais na faculdade, no dia 18 de novembro, Ligabue lançou seu 11º álbum de estúdio, Made In Italy, que pela primeira vez é um álbum conceito, ou seja, traz um tema que liga todas suas faixas.

O personagem do álbum é Riko, alterego do próprio Ligabue, e através do álbum, vamos descobrir o olhar dele sobre a Itália. Segundo Ligabue, “o nosso país não sabe se curar dos próprios pequenos defeitos, estou frustrado”. Riko seria Ligabue, se ele não tivesse virado músico.

No artigo do Corriere della Sera, o álbum conta a história de Riko através de 14 faixas. Um homem na meia idade em plena crise existencial, que cresceu com os ideiais da revolução e que não se adapta à sociedade rápida e competitiva de hoje.

Riko seria o diminutivo de Riccardo, segundo nome de Ligabue, e representa a vida paralela do cantor, aquilo que ele seria se não fosse Ligabue, e com isso, ele pode dizer o que pensa com mais liberdade.

O projeto para o novo álbum nasceu durante a turnê mundial de Mondovisione (lembrando que tem meus comentários sobre o show de São Paulo nesse post aqui). Ele se questionou se os italianos que moram no exterior estão ali por escolha ou foram forçados a emigrar por conta da situação italiana.

A história de Riko e da Itália se encontram nas faixas. Uma Itália, que de acordo com Ligabue, “finge que está mudando. O álbum é uma carta de amor frustrado ao meu país. Amo a Itália, mas odeio a condição em que ela se encontra e o fato que não queira resolver os próprios velhos defeitos. (…) É doloroso ver que o vão de desigualdade entre os ricos e os pobres tenha se alargado”.

Tinha lido que o álbum viraria um filme, mas parece que virou mesmo um documentário que foi exibido na Fox, no último dia 23 (novembro).

Só consegui ouvir o álbum completamente uma vez, mas o conceito dele é realmente interessante. Fora que Ligabue é sempre Ligabue!

Vídeo: Made In Italy por Ligabue

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s