Torre dei Lamberti

Torre dei Lamberti por Una lucciola...

Continuando na temática tenho medo de altura (rs), vamos conhecer um pouco sobre a Torre dei Lamberti em Verona.

A torre foi construída no século XII e é a mais alta de Verona. Ela fica na parte nordeste da Piazza delle Erbe, uma das principais praças de Verona. Junto ao Palazzo della Ragione, fica essa imponente torre com 84 metros de altura.

A Torre dei Lamberti é como ela é conhecida, mas na verdade é a Torre da Cidade. Lamberti é o nome de uma poderosa família de Verona que fez com que ela fosse construída. A construção é em estilo romano, típico da época.

Ao longo dos séculos, a torre sofreu várias alterações, principalmente na sua altura até ser adicionada a cela de sinos octogonal que a tornou a torre mais alta da cidade, em 1464. A última intervenção foi a adição do relógio, que hoje é visível até da Piazza Brà.

Os sinos já existiam no século XIII, eram dois, que tocavam de hora em hora e regulavam o ritmo de vida dos veroneses. Os sinos se chamam Rengo e Marangona, sendo aquele o maior e utilizado para chamar o povo nos momentos mais importantes da cidade ou alarmar sobre perigos; e esta que regulava o horário de trabalho dos artesãos e comerciantes no centro da cidade ou alarmar sobre incêndio.

Nota: os sinos tocam até hoje a cada meia hora. Cuidado para não levar um susto. Experiência própria! rs

E se não me engano, agora são quatro sinos, mas a cela já chegou a abrigar cinco. Rengo e Marangona ainda estão ali, os outros foram trocados com o tempo.

Vista da Torre dei Lamberti por Una lucciola...

Vista da Torre dei Lamberti

Em 1972, ela foi aberta ao público e é possível subi-la tanto a pé quanto de elevador – das vezes que eu fui, a escada estava fechada. Na cela de sinos, que é onde a subida termina, é possível ter uma vista praticamente completa do centro histórico de Verona, indo até os confins do Lago de Garda.

A Torre dei Lamberti funciona de segunda à sexta, das 10:00 às 18:00, e sábado e domingo, das 11:00 às 19:00. A bilheteria fecha 45 minutos antes do fechamento da torre.

O preço do ingresso varia. Às segundas, ele custa €5,00. De terça a domingo, €8,00 – mas dá direito a visitar a Galleria d’Arte Moderna Achille Forti. Com o VeronaCard é gratuito, mas parece que ele não dá mais acesso ao elevador.

As duas vezes que eu subi, foi de elevador e portando o VeronaCard – acho que dei sorte. Não sei quantos degraus são, mas a vista é bem bacana!

Se bem me lembro, a entrada dela é atrás da Piazza dei Signori. Ali perto também fica a entrada para os Scavi Scaligeri Conheça as praças de Verona neste post aqui.

Este post foi programado, pois final de faculdade é sempre complicado, rs. Mas os posts não param! Espero voltar à normalidade em 1º de dezembro de 2016. Para não perder as postagens, acompanhe o blog no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram

Fotos: Torre dei Lamberti por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s