A cúpula de São Pedro

Vista da cúpula por Una lucciola...

cúpula de São Pedro, que faz a cobertura da Basílica de São Pedro no Vaticano, é um dos maiores símbolos de Roma e do Vaticano. Do alto de seus 133 metros, é possível observar a Cidade do Vaticano e Roma de forma única.

Seu diâmetro é de quase 42 metros. Suas formas, expressões e arquitetura são tanto renascentistas quanto barrocas e boa parte de seu desenho foi feito por Michelangelo, que trabalhou no projeto até o ano de sua morte, em 1564.

É conhecida pelas romanos como cupolone, algo como grande cúpula.

O Papa Júlio II já tinha decretado a reconstrução da Basílica de São Pedro e o projeto tinha sido entregue ao arquiteto Bramante. Os trabalhos foram feitos até a morte do pontífice em 1513. Ao assumir, o Papa Leão X entregou algumas modificações a Rafael.

Com a morte de Rafael em 1520, os trabalhos passaram por Sangallo, que morreu em 1546, chegando finalmente nas mãos de Michelangelo, já com 70 anos, que criticou fortemente a obra dos antecessores.

A cúpula de Michelangelo, apesar de muitos católicos dizer ter sido inspirada na de Brunelleschi da catedral de Santa Maria del Fiore em Florença, mas pode ser que a inspiração mesmo tenha vindo de um dos monumentos romanos preferidos de Michelangelo: o Pantheon.

E pode ser que Michelangelo tenha sacaneado – mais uma vez – a Igreja Católica: a cúpula de São Pedro deveria ser a maior de Roma tanto em altura quanto em diâmetro. De altura ela realmente é, mas há quem diga que Michelangelo a fez com um diâmetro menor que a do Pantheon, uma das formas de trollar o papado.

Dizem que esse “engano” só foi descoberto na hora da construção, quando Michelangelo já tinha morrido, mas que ninguém teve coragem de abrir a boca e deixaram como estava no projeto.

Maior ou menor, não importa. O fato é que a cúpula é uma belíssima obra de arte, podendo ser avistada de vários pontos de Roma, tamanha é sua grandeza.

Os jardins do Vaticano

O que muita gente se esqueça é que além de admirá-la debaixo, é possível admirá-la de cima. Sim, é possível subir na cúpula, uma aventura não muito recomendada para quem é claustrofóbico, rs.

A subida vai ficando mais estreita e meio inclinada por causa do formato da cúpula, e em muitos momentos só é possível passar uma pessoa por vez (se tiver alguém descendo ou subindo, é preciso esperar).

Existem duas “modalidades” para subir: totalmente a pé, por €6,00 ou com elevador (até um trecho) por €8,00. A diferença em degraus? 551 contra 320.

Tem que ter fôlego, minha gente! Mas acreditem, essa subida vale a pena. Você pode pagar uma promessa, se quiser! rs

Subir na cúpula é uma das únicas formas de ver a praça feita por Bernini e, como é possível ver na primeira foto, a vista é muito bonita de cima; e de ver os famosos jardins e a residência do Vaticano.

Lembrando que ainda existe um nível intermediário (onde o elevador para), que você ainda consegue observar a cúpula mais de perto e outras partes da construção que só dá para ver ali mesmo – muito difícil enxergar da praça.

Sério, vale a pena!

A cúpula funciona todos os dias, das 8:00 às 17:00 (de outubro a março) e das 8:00 às 18:00 (de abril a setembro). E aconselho fortemente a pegar o elevador porque mesmo os 320 degraus cansam! rs

E ainda vi gente subindo com carrinho de bebê! rs

Este post foi programado, pois final de faculdade é sempre complicado, rs. Mas os posts não param! Espero voltar à normalidade em 1º de dezembro de 2016. Para não perder as postagens, acompanhe o blog no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram

Fotos: Vista da cúpula de São Pedro por Una lucciola…

Anúncios

Um comentário sobre “A cúpula de São Pedro

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s