Castelos em Bolzano/Bozen

Pense em uma região italiana que tem castelos para tudo quanto é lado, rs. Na verdade, acho que praticamente todo o norte da Itália é dominado por castelos. Em Bolzano/Bozen, existem muitos (mais de 10), tanto na cidade quanto por perto.

Ela é considerada a zona com a mais alta densidade de castelos na Europa.

Alguns, já praticamente não existem, ficaram apenas algumas ruínas ou porque se deterioraram com o tempo ou porque foram bombardeados durante a guerra, mas dentro da cidade existem dois que estão muitíssimo bem conservados: o Mareccio e o Roncolo.

Castelo Mareccio

Castelo Mareccio/Maretsch

Castel Mareccio ou Schloss Maretsch (lembrando que essa região na Itália tanto italiano quanto alemão são as línguas oficiais) fica bem pertinho do centro histórico da cidade, uma posição que faz com que ele seja considerado mais residência do que uma construção de defesa.

A parte mais antiga é a torre principal, construída pela família Maretsch (por isso o nome) no século XII. Os séculos sucessivos foram marcados pelo ampliamento do castelo e da construção da muralha.

A mudança mais significativa aconteceu na metade do século XVI, quando foram feitas as outras quatro torres do castelo e feitos os afrescos na sala dos cavaleiros, nas torres e na capela. Mais tarde, o castelo virou um depósito de armas.

Durante a década de 1930, ele passou por uma grande restauração. Foi depois comprado pelo ministério de turismo de Bolzano, que fez do castelo sua sede. Atualmente, ele é um centro de convenções, mas com um agendamento prévio, é possível visitá-lo.

Castelo Roncolo/Runkelstein

Castelo Roncolo/Runkelstein

Já o Castel Roncolo ou Schloss Runkelstein fica mais afastado do centro da cidade. Ele é um castelo medieval, notável pelos vários afrescos que representam os aspectos da vida e da cultura da corte.

Ele foi construído em cima de uma rocha, de onde veio seu nome Runchenstayn e diferentemente de vários outros castelos da cidade, que sofreram restaurações, esse mantém seu estilo medieval praticamente intacto.

A construção começou por volta do século XIII e pouco depois de ter sido terminado, sofreu um ataque, sendo bem danificado. No século seguinte, ele foi reconstruído e depois os afrescos restaurados.

Alguns séculos depois, por um descuido, a pólvora explodiu e a torre foi danificada, além da muralha e parte do prédio, mas foi feito outro trabalho de restauração. Depois, foi a vez de um incêndio que destruiu a parte oriental dele, que não foi reconstruída.

No final do século XIX foi doado à cidade, que até hoje é proprietária. A última restauração começou na década de 1990 e terminou em 2000. O castelo é visitável, com muito pouco do conteúdo original bem cuidado. Se você não quiser ir andando, a todo momento saí uma van da Piazza Walther (e te traz de volta! rs). E a vista de lá é incrível! ;)

Este post foi programado, pois final de faculdade é sempre complicado, rs. Mas os posts não param! Espero voltar à normalidade em 1º de dezembro de 2016. Para não perder as postagens, acompanhe o blog no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram

Foto: Castelos Mareccio e Roncolo em Bolzano/Bozen por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “Castelos em Bolzano/Bozen

  1. Diego Ciancio disse:

    Isabella, me ajudeeeeeeeeeeee. Estou em dúvida entre trento e bolzano. Vou usar uma das duas para base e fazer bate e volta em madonna di campiglio ou cortina d’ampezzo. Vc conheceu ambas, qual vc indica? Eu AMO castelos mas não pegarei carro, tem como visitar essas maravilhas que vc mencionou? obrigadooo

    Curtir

    • Isabela disse:

      Olá, Diego!

      Não conheço Trento. O interessante é você analisar a distância e disponibilidade de trens dessas duas cidades-base para as que você quer conhecer. Os castelos mencionados nesse post ficam dentro da cidade de Bolzano, então é possível conhecê-los a pé.

      Abraços!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s