Novamente, os terremotos

Pois é… e novamente a Itália é atingida por terremotos fortes. Depois dos abalos de agosto que devastaram a região da Úmbria, no dia 26 de outubro foi a vez de outros atingirem a região das Marche, também no centro da Itália.

Com magnitude de 5.4 e nove quilômetros de profundidade, o primeiro abalo foi sentido às 19:11 nas províncias de Macerata e Preci. A terra tremeu até Roma, L’Aquila, Perugia e Terni. Foram advertidas as regiões de Friuli e Vêneto, além da Áustria!

O segundo abalo foi ainda mais forte, 5.9, sentido duas horas depois, encerrando com um abalo às 23:42 de 4.6.

Muitas zonas acabaram cedendo. Desses abalados, por sorte, houve poucos feridos, mas um senhor, de Tolentino, morreu de infarto decorrente do susto.

E quando os italianos achavam que poderiam dormir em paz, no dia 30, último domingo, às 7:40 da manhã, um abalo ainda mais violento atinge novamente o centro da Itália, deixando muitos feridos.

Um abalo de 6.5 de magnitude com 10 quilômetros de profundidade, considerado o mais forte desde 1980. O epicentro dessa vez é Norcia, uma região já fortemente atingida nos terremotos que devastaram a Itália em agosto desse ano.

Igreja de São Benedito em Norcia

Igreja de São Benedito em Norcia

Por sorte, nenhuma vítima, mas infelizmente mais de 30 mil desabrigados, além da perda de patrimônios culturais, em especial, a igreja de São Benedito, que foi seguida da queda, poucos minutos depois, da igreja de Santa Rita.

A igreja de São Benedito teria sido construída em cima da antiga casa do santo. Por sorte, a mudança para o horário normal (a Europa ainda se encontrava no horário de verão) salvou muitos fiéis, que no horário de verão, estariam na igreja para a celebração da missa de domingo.

Para aqueles que querem ajudar, é possível fazê-lo através do site www.unaiutosubito.org, as doações são feitas utilizando cartão de crédito.

Vamos torcer para que a generosidade dos italianos se sobressaia e que o país consiga passar por esse momento difícil!

Foto: Desabrigados em Norcia (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s