Ponte Sant’Angelo

Ponte Sant'Angelo

Que mané Ponte Milvio (rs), a Ponte Sant’Angelo em Roma é muito mais interessante! Para mim, a mais bonita da cidade.

Atualmente, esse é o nome oficial da ponte que fica em frente ao Castel di Sant’Angelo, mas ela já foi chamada de ponte Elio, ponte Adriano e ponte di Castello. Foi construída em 134 a pedido do imperador Adriano para ligar a parte esquerda do rio ao seu mausoléu.

Inicialmente, era revestida em travertino e tinha três arcadas, tendo acesso pelas rampas das margens do rio. As bases dessa ponte nunca foram substituídas, ou seja, têm mais de dois mil anos!

Já foi utilizada por tropas germânicas para atacar a parte oriental da cidade, depois foi utilizada por peregrinos que vinham até a Basílica de São Pedro (e ficou conhecida como ponte San Pietro), mas somente no século VI recebeu o nome pelo qual ela é conhecida hoje.

O papa Gregório Magno deu a ela o mesmo nome do castelo, antigo mausoléu de Adriano.

É considerada uma das pontes mais bonitas do mundo pela sua simetria, a nobreza dos materiais utilizados e porque liga Roma ao Vaticano. As estátuas de anjos distribuídas pela extensão da ponte também chamam atenção.

Ao total, são 10 estátuas de anjos, que carregam os instrumentos da paixão de Cristo formando a Via Crucis, ideia de Bernini no século XVII, a pedido do papa Clemente IX. Elas foram finalizadas entre 1669 e 1670, depois da morte de Clemente.

Na cabeça da ponte ficam as estátuas de São Pedro, com as chaves, e São Paulo, com a espada. Essas foram feitas antes de Bernini, entre os séculos XV e XVI.

As 12 estátuas (Reprodução)

As bases das estátuas dos anjos carregam inscrições tiradas no Antigo Testamento. As estátuas são, (conforme numeração – que não é a ordem em que elas se encontram na ponte):

  1. São Pedro;
  2. Cuius principatus super humerum eius: o seu reino é sob seus ombros;
  3. Respice faciem Christi tui: olhe o rosto do teu Cristo;
  4. Regnavit a ligno deus: reine Deus da lenha;
  5. Potaverunt me aceto: deram-me de beber vinagre;
  6. Tronus meus in columna: o meu trono é na coluna;
  7. São Paulo;
  8. Aspiciant ad me quem confixerunt: direcionem o olhar a mim, a quem crucificam;
  9. Vulnerasti cor meum: feriste o meu coração;
  10. Super vestem meam miserunt sortem: na minha roupa, jogaram a sorte;
  11. In aerumna mea dum configitur spina: na minha tribulação se enfiam os espinhos; e
  12. In flagella paratus sum: estou pronto para o flagelo.

E, claro que essa ponte tem um significado mais espiritual (ou assim as pessoas deram a ela).

Antigamente, em Roma, não existiam muitas pontes e a Sant’Angelo era uma das poucas, e ainda por cima, perto da Basílica de São Pedro, então ela era parada obrigatória para os peregrinos.

O Tibre corta Roma ao meio e os fiéis deram a essa divisão um significado mais espiritual: atravessar o Tibe em direção ao lado da Basílica equivalia ao viajante passar do lado “profano” ao lado “sacro” da cidade.

Muitos viam esse percurso como uma purificação, uma própria via Crucis, que aproximava o homem da divindade. Como normalmente são os anjos a intermediarem a comunicação entre homens e Deus, por isso as várias estátuas de anjos – que não teriam nada a ver com o anjo que fica no topo do Castelo de Sant’Angelo.

Se pensarmos que os santos protetores de Roma, São Pedro e São Paulo, fazem a abertura da ponte, podemos considerar que é propriamente como uma nova entrada para a cidade, e depois, os anjos dispostos conforme a Paixão de Cristo.

As peregrinações eram tantas que durante o jubileu de 1450, a ponte cedeu por conta do número de peregrinos e muitas pessoas morreram. Depois disso, foram feitos alguns rearranjos na ponte para que ela pudesse comportar mais gente.

Uma ponte linda, com uma mensagem espiritual interessante e que você não deve deixar de observar (e muito!) quando estiver em Roma.

Vá em diferentes horários do dia. À noite ela também fica lindona!

Foto: Ponte Sant’Angelo em Roma por Una lucciola…

Anúncios

Um comentário sobre “Ponte Sant’Angelo

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s