Andrea Bocelli

Andrea Bocelli

Andrea Bocelli, um dos cantores italianos mais conhecidos pelos brasileiros, se apresentou ontem no Allianz Parque em São Paulo, onde se apresenta novamente hoje.

Na próxima segunda (17), ainda faz uma apresentação na Sala São Paulo, depois de fazer uma apresentação na Basílica de Nossa Senhora em Aparecida no sábado. Dos solos paulistas, ele parte para uma única apresentação em Curitiba (19).

Parece que ainda tem ingresso disponível, mas por aquele preço que bem conhecemos: o de um rim! rs

Bocelli nasceu em La Sterza, na província de Pisa, em 22 de setembro de 1958, e é considerada uma das mais tradicionais vozes italianas. Começou cantando suavemente, mas cada vez mais foi ganhando destaque por sua voz de tenor.

Um dos artistas italianos que mais vendeu discos no mundo, com mais de 80 milhões de cópias vendidas, e desde 2010, seu nome figura na famosa Calçada da Fama de Hollywood por conta de sua atividade no campo da música internacional.

Filho de camponeses, a mãe de Andrea foi aconselhada a abortar por conta de complicações na gravidez, já que o bebê provavelmente nasceria com algum tipo de deformidade. Edi, a mãe, não seguiu os conselhos dos médicos e Andrea nasceu.

Por conta de um glaucoma congênito, Andrea enxergava muito pouco quando pequeno. A visão foi totalmente perdida na adolescência, quando recebeu uma bolada no rosto enquanto jogava futebol, uma de suas grandes paixões.

Formou-se em direito pela Universidade de Pisa.

Mas sua grande vocação mesmo é a música. Começou a se apresentar ao público ainda na década de 80, aos 20 anos e em 1990 conseguiu seu primeiro contrato com uma gravadora. Dois anos depois, colaborou com o Zucchero, que o apresentou a Pavarotti. A colaboração fez com que Bocelli ficasse conhecido por todo país.

Ganhou o Festival de Sanremo na categoria Novas Propostas em 1994 com a música Il Mare Calmo della Sera. No mesmo ano, debutou em Pisa, na peça Macbeth de Verdi. Partiu com o mesmo espetáculo para outras cidades italianas.

Mas foi no ano de 1996, com um dueto com a cantora Sarah Brightman na música Con Te Partirò (Time To Say Goodbye), que Bocelli conheceu o significado de sucesso estrondoso. Em uma semana, o single vendeu 300 mil cópias, ficando muitas semanas nos topos das paradas.

Após esse sucesso, Andrea passou a se envolver mais com o universo das óperas, gravando principalmente as obras de Verdi. Durante toda a primeira década dos anos 2000, Bocelli esteve cercado de música clássica, em empreitadas diferentes.

Conhecido por suas causas de filantropia, em julho de 2011, Andrea fundou a Andrea Bocelli Foundation (ABF), que ajuda principalmente pessoas em situação de exclusão social, incluindo pessoas vítimas de desastres naturais.

Em 2014, recebeu o prêmio de Lifetime Achievement do Grammy Awards Latino, um belíssimo reconhecimento.

Em 2015, realizou um sonho antigo. O álbum Cinema foi lançado em 75 países e é dedicado exclusivamente à música de cinema, trazendo alguns dos grandes sucessos, retirados de filmes como “Doutor Jivago”, “A Vida é Bela”, “O Poderoso Chefão”, “Bonequinha de Luxo” e “Gladiador”.

É exatamente com esse álbum que Andrea se encontra em turnê pelo Brasil.

Andrea Bocelli é, sem dúvidas, uma das grandes vozes não somente italianas, mas do mundo inteiro! Para quem tem a sorte de ir ao show, desejo um ótimo espetáculo!

Foto: Andrea Bocelli (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Andrea Bocelli

  1. Valquiria Luciano Correia Ferreira disse:

    Show maravilhoso. Lotação máxima na noite de ontem. Emocionante. Fui às lágrima com a interpretação de “Nessun Droma”.
    Bravo!!! Bravissimo!!!!!!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s