Spaccanapoli

Spaccanapoli

Nápoles, obviamente, tem seus encantos como todas as cidades italianas, mesmo sendo dominada pela máfia.

Existe uma rua símbolo na cidade chamada Spaccanapoli, nome pelo qual ela se popularizou, mas originalmente, é formada por sete ruas. Ela recebeu esse nome popular porque ela divide a cidade em duas, como é possível ver em algumas fotos aéreas.

A Spaccanapoli começa no quarteirão de Pignasecca, aos pés do Vomero, colinas, passa por todo o centro histórico da cidade e chega até o Castel Capuano perto da estação central.

O interessante de percorrer essa rua inteira é que ao longo dela é possível ver várias igrejas, muitos prédios históricos e as principais praças de Nápoles, incluindo os complexos de Santa Chiara e Gesù Nuovo, os prédios de Filomarino, Carafa e Marigliano, as igrejas de Sant’Angelo a Nilo e San Domenico Maggiore, além do Ospedale delle Bambole.

Complexo Monumental de Santa Clara

Complexo Monumental de Santa Clara

Spaccanapoli, como mencionado anteriormente, é formada por sete ruas. São elas:

Via Pasquale Scura: a parte mais alta;
Via Maddaloni;
Via Benedetto Croce: que atravessa a Piazza del Gesù;
Via San Biagio dei Librai: antigo decumano, o coração do centro histórico;
Via Vicaria Vecchia;
Via Forcella;
Via Giudecca Vecchia.

Um dos modos mais simples para começar o percurso é partindo da Piazza Dante. Saindo da estação de metrô, basta pegar a Via Toledo que em poucos passos já se chega a Via Maddaloni. Nesta rua, já é possível avistar várias lojas bem típicas de Nápoles.

Em poucos passos, chega-se a Piazza del Gesù Nuovo, uma das mais famosas da cidade, tanto pelos vários pontos de interesse histórico, mas também por ser muito frequentada durante a noite.

Praça Gesù Nuovo

Praça Gesù Nuovo

Nesta praça, também fica o Complexo Monumental de Santa Clara. Depois dela, segue-se pela Via Benedetto Croce, com mais lojinhas típicas dedicadas ao turismo. Uma atenção especial para a confeitaria Pastiera Napoletana, onde é páscoa o ano todo.

Ao fim dela, outra praça, a Piazza San Domenico Maggiore, famosa pela igreja de mesmo nome e pelo prédio do século XV, o Palazzo Carigliano. Continuando reto, encontra-se outra praça, a Piazzetta Nilo, no centro do centro histórico, tanto que é chamada de “corpo de Nápoles”.

Ao centro da praça, uma estátua do deus Nilo, feita há mais de dois mil anos, por alguns egípcios que se estabilizaram nessa área.

Estátua do deus Nilo

Estátua do deus Nilo

Depois da praça Nilo, entra-se na Via San Biagio dei Librai e aqui, encontram-se muitas pizzarias, rotissarias e botteghe. Aqui é momento de fazer uma pausa no Da Michele, a pizzaria mais famosa da cidade.

Durante o natal, essa região também é meta turística por ser conhecida como a rua dos presépios, na Via San Gregorio Armeno.

A Spaccanapoli praticamente termina aqui e a pouquíssimos passos de uma das entradas da Nápoles subterrânea, a praça San Gaetano. Quem quiser seguir adiante na Spaccanapoli, encontrará a Via Duomo, que abriga a catedral da cidade e em poucos metros, um dos corações de Nápoles, o bairro Forcella.

Via San Gregorio Armeno, a rua dos presépios

Via San Gregorio Armeno, a rua dos presépios

Para ver a Spaccanapoli do alto, é necessário subir as colinas de Vomero, ou ir até o Castel Sant’Elmo.

Percorrer a Spaccanpoli é percorrer a história, encontrar testemunhos do passado e tesouros artísticos. Ela certamente representa uma dos lugares mais típicos, é parada obrigatória em Nápoles para quem quiser entrar no coração da tradição, arte e cultura napolitanas.

Uma belíssima surpresa em uma cidade tão abandonada (em grande parte, por conta da máfia)! Nápoles é, sim, um dos grandes tesouros italianos!

Fotos: Spaccanapoli (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s