Fábulas Italianas

Fábulas Italianas por Una lucciola...

Para mim, falar de Italo Calvino é sempre complicado porque ele é um dos meus escritores preferidos. Gosto muito do seu senso de humor e seu senso de fantasia, acho-o muito criativo.

Portanto, não poderia ter sido melhor a escolha de Giulio Einaudi por Italo Calvino para escrever as fábulas italianas, visto que a literatura francesa contava com Perrault e a alemã com os irmãos Grimm.

A coleção junta 200 fábulas, mas vale ressaltar que Italo não as escreveu, ele as traduziu de vários dialetos italianos e, em alguns casos, fez adaptações por conta própria.

Um trabalho bastante minucioso e bem feito, pois todas as histórias – como é característico do Calvino – trazem muita fantasia, além de reis, príncipes, princesas, encantamentos e tudo mais que envolve esse incrível mundo das fábulas.

Destaca-se, como sempre, o senso de humor, sendo muitas das histórias divertidas. Pode se tornar cansativo porque visivelmente, algumas histórias têm origens próximas, então às vezes somos envolvidos pelo clima da repetição, mas nada que tire o prazer da leitura.

Alguns temas são bastante recorrentes: a irmã que salva os irmãos transformados em animais; objetos mágicos que realizam desejos; perda de riquezas magicamente ganhadas; as punições finais aos traidores e finais com casamentos!

Mas existem vários outros que são bem criativos!

O legal dessa edição é que ela traz as notas do autor ao final do livro, nas quais ele conta a origem da fábula (de onde ele a tirou) e faz alguns comentários sobre a história, se fez ou não adaptações – além de trazer o título original em italiano.

Para quem quiser reviver a infância ou ler para os filhos antes de dormir: é uma boa pedida!

Foto: Fábulas Italianas de Italo Calvino por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s