Parque dos Monstros

Parco dei Mostri, ou parque dos monstros, também é conhecido como Sacro Bosco ou Villa delle Meraviglie (bosque sagrado ou vila das maravilhas) e fica em Bomarzo, na província de Viterbo, Lazio, a poucos quilômetros de Roma.

Ninguém sabe ao certo qual é o objetivo do parque ou o que Orsini tinha em mente quando o mandou construir, talvez por isso o parque seja conhecido por nomes diferentes, dependendo do ponto de vista do visitante.

Ele é um parque natural, decorado com algumas estátuas feitas no século XVI, que retratam animais mitológicos, divindades e, claro, monstros. Ele não mantém nenhuma característica dos jardins italianos. As arquiteturas estranhas e as esculturas enigmáticas vão se alternando na paisagem.

Quem pediu a realização desse parque foi um príncipe chamado Pier Francesco Orsini, conhecido como Vicino Orsini. Acredita-se que o arquiteto responsável pelo projeto tenha sido Pirro Ligorio, que o realizou na metade do século XVI.

Orsini deu o nome ao parque de Sacro Bosco e o dedicou a sua mulher, Giulia Farnese. O próprio Salvador Dalí teria elogiado a iniciativa, chamando-a de uma invenção histórica única. Outro famoso que ficou encantado com o lugar foi o escritor Goethe.

O parque tem uma extensão de mais ou menos três hectares, em uma floresta de coníferas. A grandeza das estátuas varia e os prédios que têm estilo clássico anulam as regras de prospectivas ou de estética, para confundir os visitantes.

Entre as atrações mais interessantes fica a casa pendente, que como a Torre de Pisa, é um pequeno prédio inclinado, mas com a diferença que o efeito foi feito voluntariamente pelo arquiteto. Até mesmo a parte interna é inclinada.

Entre as estátuas se destacam as esfinges, Hércoles e Caco, a tartaruga e a baleia, a fonte do Pégasos, o elefante, o dragão e o orco (foto em destaque). Este último é sem dúvidas o mais conhecido do parque, sendo seu símbolo.

Com a morte de Orsini, o parque foi praticamente abandonado. Hoje em dia, apesar de se pagar uma taxa para entrada, ainda assim as condições de manutenção do parque são relativamente precárias.

O parque funciona o ano inteiro, das 8:30 às 19:00 entre abril e outubro. Entre os meses de janeiro e março, o fechamento é junto com o pôr do sol. A entrada custa €10,00 e crianças entre 4 e 13 anos pagam €8,00.

Para chegar até o parque por transporte público, o recomendável é ir de Roma até Viterbo e de lá pegar um ônibus até o parque. De Roma a Viterbo são cerca de 80 km e de Viterbo a Bomarzo, outros 20 km.

Um passeio interessante, sem dúvidas!

Fotos: Parque dos Monstros (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s