Lago de Tenno

Lago de Tenno

Esse lago é tão bonito que os italianos dizem que ele saiu de uma tela de pintura e observando a foto, posso apenas concordar.

Lago de Tenno fica na cidade de Tenno, que faz parte da província de Trento na região de Trentino-Alto Ádige. Essa pintura tem apenas 3.000 m² de superfície: bem pequenino, um nada comparado ao Lago de Garda.

A joia natural de Trentino tem coloração particular e estudos indicam que ele tenha se formado em 1.100 a.C. – a descoberta foi feita na década de 70, depois da descoberta de uma antiga floresta de troncos no nível da água.

O pequeno lago de Tenno é considerado um dos espelhos d’água mais limpos da Itália e o motivo é bem simples: não há praticamente construções em volta dele, exceções feitas a um par de casas e uma pensão.

Nem mesmo há cultivações perto dele. Os dois fatos combinaram praticamente o preservam de poluições químicas.

Por uma vida dessas: eu voto SIM!

Por uma vida dessas: eu voto SIM!

As alterações do nível de água também são uma característica desse lago. Depois da época de chuvas, que normalmente marca o outono e inverno, o lago normalmente fica bem mais alto do que no verão, cerca de 15 metros.

A ilha na parte meridional do lago normalmente desaparece. Portanto, somente durante o verão é possível acessá-la a pé. Durante o inverno, normalmente só é possível ver a ponta das árvores.

Um pouco mais distante do lago também tem uma das principais atrações do local, a Grotta Cascata Varone, uma gruta com uma cascata dentro:

Gruta Cascata Varone

Tem como ficar mais legal?

As cascatas de Varone têm quase 100 metros de altura e suas águas desaguam no lago de Garda e são alimentadas exatamente pelo lago de Tenno, que por um curto trecho entra na montanha e depois forma as cascatas.

O nome Varone é da pequena cidade que fica a poucos metros dali.

Ela foi inaugurada no século XIX e olha que legal: teria servido de inspiração para alguns cenários do famoso romance de Thomas Mann, A Montanha Encantada.

Para visitar a gruta, é necessário adquirir ingresso (€5,50) e ela abre durante todo ano, normalmente das 9:00 às 17:00. Ele fica a 3 km da Riva del Garda.

Pequeno, mas lindo!

Pequeno, mas lindo!

O lago de Tenno fica um pouco mais a frente da cascata, vindo de Riva del Garda e é acessível somente a pé, depois de uma subida. Quem estiver de carro, tem estacionamento antes de ela começar.

É possível se banhar nas águas do lago e normalmente durante o verão tem um serviço de “praia” ativo.

Um diamante turquesa no norte da Itália!

Fotos: Lago de Tenno e Cascata Varone (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s