Terremoto no centro da Itália

Para quem não acompanhou os jornais, de terça para quarta, um terremoto de magnitude 6.0 atingiu a região central da Itália, entre as regiões de Marche, Umbria e Lazio. Os abalos sísmicos ainda continuam, cerca de 640 somente na quinta-feira.

Até o momento, são 250 vítimas. As cidades mais afetadas foram Amatrice e Accumoli, na província de Rieti, e a cidade de Arquarta del Tronto, na província de Ascoli Piceno. Entre os mortos, muitas crianças.

A mais nova das vítimas tinha apenas oito meses, mas uma criança conseguiu ser salva depois de 17 horas. Até o momento, mais de 200 pessoas foram retiradas com vida dos escombros.

No momentos, os italianos lutam contra o tempo para salvar as pessoas de novos abalos, que não pararam desde terça. Um deles, aconteceu na tarde de quinta, com novos colapsos nos edifícios já danificados de Amatrice.

Fotos de Amatrice antes e depois do terremoto:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O número de pessoas desaparecidas é incerto porque falta uma lista de partida, já que em algumas das comunas atingidas existiam muitos turistas e pessoas de passagem.

O comando geral dos carabinieri, a polícia italiana, de acordo com o ministro dos bens culturais, enviou pessoas para monitorar o estado do patrimônio cultural nas zonas atingidas pelos terremotos, em especial Amatrice. Muitas igrejas foram danificadas, estas de altíssimo valor cultural.

De acordo com Dario Franceschini, ministro dos bens culturais, na área mais atingida pelos abalos, existem quase 300 imóveis de valor cultural. Todos danificados e 50 em ruínas ou com lesões graves.

O Governo italiano confirmou a alocação de 50 milhões de euros para o estado de emergência. Para quem quiser ajudar, existem várias formas, como doação de sangue, ajuda às mães – algumas não conseguem dar leite, cozinheiros voluntários, doação de roupas e alimentos, médicos especializados, receber pessoas de graça em sua casa ou hotel, entre outros.

Para quem quiser doar em dinheiro, é possível doar €2,00 através do número 45500.

Fotos: Amatrice, antes e depois (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s