Para comemorar Alex Britti!

rei do meu coração italiano, Alex Britti comemora hoje 48 anos de muito amor, charme e seduzência (oi?) para dar!

Não é porque sou fã (ou sim?), mas sinceramente acho que o Alex é um dos músicos italianos mais subestimados ever! O cara tem talento, principalmente como guitarrista, e tem feito muita coisa boa nos últimos anos.

E como o horário político vai começar, provavelmente o DVD do MTV Unplugged me fará companhia até o final de outubro, todos os dias! rs

Então faz aquele cappuccino, pega uma coberta e vem apreciar uma pouco dessa maravilha italiana comigo! Para ouvir no YouTube, clique aqui ou clique no link abaixo para ler os comentários:

1. Gelido

Para mim, não existe música melhor para abrir shows do Alex e, logicamente, esta playlist do que essa canção do seu primeiro álbum, It Pop, lançado em 1998. Gosto muito dessa versão acústica de Gelido apresentada no Unplugged. Ela começa somente com voz e violão e cresce na segunda estrofe.

2. Una Su Un Milione

Uma das músicas mais conhecidas do Alex e talvez a mais fofinha. Ele escreveu a letra toda de Una Su Un Milione de uma vez, quando acordou no meio da noite, depois voltou a dormir e não se lembrava de tê-la escrito. A versão original tem até Godzilla no meio, mas a versão acústica foi modificada.

3. Bene Così

Música do seu sexto álbum de mesmo nome, Bene Così é, para mim, uma das mais lindas músicas já escritas por ele. Toda vez que entra aleatoriamente no meu som, aperto o replay pelo menos duas vezes. Linda demais!

4. Quando Il Cielo Piange

Quando Il Cielo Piange é uma música que tem uma pegada que o Alex gosta mais: envolve uma guitarra mais elaborada e o ritmo que é sua paixão: o jazz. Essa música encerra seu quinto álbum, .23 e para mim, uma das tantas pérolas não muito divulgadas de Britti.

5. Jazz

Falando na sua paixão que é o Jazz, Alex não poderia de deixar de dedicar uma música a esse estilo maravilhoso. A versão acústica apresentada no Unplugged está simplesmente impecável. E haja fôlego para cantar a letra nessa velocidade! rs

6. Ti Scrivo Una Canzone

Ti Scrivo Una Canzone é a minha faixa preferida do seu último álbum de inéditas, In Nome dell’Amore – Volume 1. A pegada continua sendo a mesma das duas anteriores: muita guitarra, principalmente nessa versão, que é a lounge. Simplesmente magnífica!

7. Baciami (E Portami a Ballare)

E nem só de jazz vive o Alex, ele também se arrisca em músicas mais dançantes, como é o caso de Baciami (E Portami a Ballare). É praticamente impossível ficar parado ao ouvir essa música. Além dessa, ainda tem Festa, que coloca todo mundo para dançar!

8. La Vita Sognata

Essa música, do seu terceiro álbum de estúdio, o Tre, é também uma das minhas preferidas. Gosto muito da melodia e da sua letra, que fala de uma vida que nem sempre é como aquela que sonhamos, de coisas cotidianas. No clipe, de um amigo que já não está mais presente.

9. Prendere O Lasciare

Prendere O Lasciare faz parte do álbum Festa, o quarto lançado por Alex e parando para analisá-lo agora, talvez um de seus melhores. Essa também é uma de minhas preferidas, que fala de um relacionamento acabado, mas não tão acabado assim. Sempre fica a esperança de poder voltar.

10. Quanto Ti Amo

Considerado Quanto Ti Amo uma das músicas mais dolorosas de Alex. Quando ele grita quanto ti amo durante o refrão, é difícil não querer gritar junto com ele. Novamente, temos um amor acabado, mas os erros e a imaturidade ainda pesam nesse fim. E de brinde, temos um Alex cabeludo: coisa rara!

11. Oggi Sono Io

Impossível fazer essa playlist e não pensar em Oggi Sono Io que é simplesmente um clássico na carreira de Britti por ter ganhado o Sanremo de 1999 na categoria de Novas Propostas. E merecidamente porque essa música é simplesmente o Alex em seu melhor.

12. Solo Una Volta (O Tutta La Vita)

Encerro essa playlist com aquela provavelmente é minha preferida dele, não por melodia, nem por letra, mas por me levar de volta a quando eu ouvi o Alex pela primeira vez e me apaixonei por ele. Solo Una Volta (O Tutta La Vita) é também sua música de maior sucesso, que não pode faltar nos shows.

RESUMO

Playlist: Para comemorar Alex Britti!
Número de faixas: 12.
Duração: Aproximadamente 53 minutos.
Link: YouTube.

Difícil escolher somente 12 músicas do Alex para entrar para a playlist. Ainda deixei muita coisa legal e que eu gosto de fora, inclusive a fantástica Milano, mas é porque já falei muito dela por aqui.

Ainda temos material para mais uma(s) playlist(s) e ficam os votos de buon compleanno, Alex!

Foto: Fita antiga (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s