Cappella Colleoni

Capela Colleoni por Una lucciola...

Capela Colleoni é uma obra do período renascentista, feita por Giovanni Antonio Amadeo, e fica ao lado da Basílica de Santa Maria Maggiore, na Piazza Duomo, em Bergamo, na região da Lombardia.

A capela foi realizada por vontade de Bartolomeo Colleoni, como um mausoléu para a família, e sendo dedicada a três santos: Bartolomeu, Marcos e João Batista. Foi construída entre os anos de 1470 e 1476. Algumas obras foram adicionadas depois desse período.

Para a construção da capela, foi derrubada a sacristia da Basílica Santa Maria Maggiore. Apesar dos reitores da igreja terem pedido para que ela não fosse destruída, Colleoni seguiu em frente com seus planos.

O arquiteto Amadeo conseguiu uma solução muito boa para a fachada da capela, pois ela casa com o formato da entrada da Basílica, sendo considerado este, seu trabalho mais representativo. A capela tem características medievais, mas ainda assim foca no renascimento lombardo.

A fachada, feita de mármore, contém algumas representações bíblicas, como a criação de Adão e Eva, a tentação, a expulsão do Éden, o sacrifício de Isaac, a morte de Caim, entre outros. Possui também outros baixos relevos contando a vida de Hércules.

Hércules porque Colleoni gostava de se definir como um descendente dele.

A parte interna, infelizmente, não pode ser fotografada, e é feita de uma planta quadrada. Dentro, encontra-se o cenotáfio de Colleoni logo na parede em frente a porta. Colleoni morreu em novembro de 1475.

Existem ainda um primeiro sarcófago com cenas da crucificação de Cristo e um segundo que anuncia o nascimento dele e a adoração dos Reis Magos.

Além de Colleoni, existe um monumento fúnebre para sua filha preferida, Medea, que morreu em março de 1470. Esse monumento também foi obra do arquiteto Amadeo e se encontra na parede esquerda da capela.

Os afrescos representam episódios da vida de São João Batista, São Marcos e São Bartolomeu e foram feitos por Giambattista Tiepolo, entre 1732 e 1733. Algumas partes foram restauradas em 1996.

Cappella Colleoni é, sem dúvidas, um dos prédios mais bonitos de Bergamo e vale uma visita. Ela fica na Piazza Duomo ao lado da Basílica Santa Maria Maggiore, atrás da famosa Piazza Vecchia.

Aberta todos os dias, com exceção de segunda, das 9:00 ao 12:30 e das 14:00 às 16:30 (até às 18:30 nos meses de março a outubro) e sua entrada é gratuita. Não é permitido fotografar dentro da capela.

Para quem quiser apenas uma desculpa para um passeio noturno na Città Alta de Bergamo, reza a lenda que ao soar da meia-noite, o símbolo heráldico na cancela da capela traz sorte.

Não custa tentar! rs

Foto: Capela Colleoni vista do Campanone por Una lucciola…

Anúncios

Um comentário sobre “Cappella Colleoni

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s