Os erros mais comuns ao cozinhar a massa

Prato de massa

Fim de semana chegando e muitos brasileiros gostam de preparar aquele prato de massa sensacional para a família comer com gosto.

Os italianos têm muito orgulho de suas famosas massas, sendo conhecidos também como os que sabem prepará-la da melhor forma, porém até mesmo os italianos cometem alguns erros sem saber.

As famosas irmãs Simili já comentaram alguns erros comuns (clique aqui). Esse post do La Cucina Italiana menciona outros, que são quase uma utilidade pública! Confira:

Uma qualidade vale outranão é verdade. Existe massa e massa, e se o preço muda, existe um motivo. Busque saber porquê, pois dependendo de como ela é feita, isso significa mais qualidade.

Um formato ao acaso: uma boa massa deve combinar o condimento com o formato mais adequado. Uma massa longa fica melhor com molhos bem líquidos e cremosos, porque o absorve melhor. Uma massa curta fica melhor com molhos menos homogêneos.

Pouca água: a regra diz que um litro de água não cozinha mais de 100 gramas de massa. Cozinhar a massa em pouca água é errado, a não ser que seja uma massa especial que deva ser cozinhada nessa condição.

Enxaguar a massa: nunca passe a massa apenas enxaguada na água da torneira. Interromper o cozimento é errado, mesmo que se queira preparar uma massa fria. Nesse caso, é melhor deixá-la esfriar adicionando um fio de óleo para que ela não grude.

Ficar de olho no tempo de cozimento: se a embalagem indica 10 minutos de cozimento, não vá além. No máximo, tire-a antes e conserve a água de cozimento. Coloque-a diretamente no molho e deixe que termine de cozer.

Sal a gosto: quando se coloca sal na água, o “a gosto” é muito errado. A dose exata é de 7 gramas para cada 100 gramas de massa, e deve ser colocado assim que a água começa a ferver, nunca antes e nem durante o cozimento da massa.

Nada de tampa: usar tampa somente para que a água ferva mais rápido, nunca após colocar a massa para cozer.

Óleo não serve: algumas pessoas colocam óleo de oliva durante o cozimento para separar a massa, principalmente quando ela é longa ou feita com ovos, mas isso não serve para absolutamente nada.

Existem panelas e panelas: nunca use uma panela muito baixa ou, pior ainda, quebre o espaguete para que ele entre na panela baixa. Escolha sempre uma panela adequada para o cozimento.

Escoar a água: para que a massa absorva perfeitamente o molho, deve-se escoá-la ao dente e depois juntá-la com o molho por pelo menos um minuto no fogo. Nunca escoe na pia, mas de modo a não perder a água do cozimento, que é considerada muito preciosa.

… … … … …

Agora ‘bora preparar aquela massa gostosa no fim de semana! =9

Foto: Massa (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s