Villa Melzi d’Eril

Villa Melzi por Una lucciola...

Villa Melzi d’Eril é uma vila particular que fica na cidade de Bellagio, na beira do Lago de Como, e considerada um monumento nacional.

Ela pertence à família que dá nome a ela, Melzi d’Eril.

Todo o complexo foi realizado no século XIX por Francesco Melzi d’Eril, duque de Lodi, e então vice presidente da República Italiana com Napoleão. O projeto ficou por conta do arquiteto e decorador Giocondo Albertolli e tem estilo neoclássico.

A villa passou a ser a casa de veraneio do duque após o fim de sua carreira política até sua morte. A fachada da casa é simples, com uma escadaria dupla e quatro leões em estilo egípcio.

Os jardins da villa Melzi se estendem por todo o lago, de onde é possível ver as colinas da península de Bellagio. Ainda dentro do complexo, existem a capela e a aranciera, que hoje abriga um museu.

Os jardins, feitos à inglesa, são enriquecidos com esculturas e foram projetados pelo arquiteto Luigi Canonica e pelo botânico Luigi Villoresi, ambos responsáveis pela sistematização do parque da vila real da cidade de Monza.

Eles são ricos de plantas raras e exóticas, estando presentes árvores muito antigas e bosques de azaleias. Logo na entrada, existe o jardim oriental, com um lago de ninfas. Logo adiante, um quiosque com os bustos de alguns imperadores da Áustria.

Em frente a esse quiosque, fica um monumento em homenagem a Dante e Beatriz.

aranciera provavelmente era um lugar que antigamente hospedava uma plantação de laranjeiras. Hoje, um museu com algumas obras de arte do período napoleônico: o busto de Napoleão e as chaves da cidade de Milão ganham destaque.

Bem ao sul, quase no fim da propriedade, encontra-se a capela dos Melzi: um pequeno templo neoclássico, também projetado pelo Albertolli e com afrescos feitos por Angelo Monticelli, baseados nos desenhos de Giuseppi Bossi.

Detalhes da capela

Detalhes da capela

Dentro, encontram-se monumentos fúnebres para membros da família Melzi d’Eril, como o próprio Francesco, além de Lodovico, Carlo Lodovico e Giovanni Francesco, neto de Francesco. Na sacristia, estão as tumbas.

A casa em si não pode ser visitada por dentro por fazer parte de uma propriedade particular. Isso pouco importa porque o fascínio fica mesmo por conta da vista extraordinária que a villa tem para o lago de Como.

Vista para o Lago de Como

Vista para o Lago de Como

Villa Melzi d’Eril fica um pouco afastada do centro de Bellagio (menos de 10 minutos a pé), na Via Lungolario Manzoni. O preço do ingresso é €6,50.  Para dois dias, €8,00. Crianças menores de 12 anos não pagam.

A villa funciona somente do final de março até outubro, diariamente das 9:30 às 18:30. Não pode entrar com bicicleta, mas cães com focinheira (e saquinho para suas necessidades) são bem-vindos!

Fotos: Villa Melzi d’Eril por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s