Praças de Roma

Sou apaixonada por praças e Roma está repleta delas. Nesse post, falo um pouco sobre as praças que visiteis. E, sim, comi bola e nunca visitei uma das mais famosas de Roma, que é a Piazza Campo de’ Fiori.

Tenham a certeza de que está guardada para planos futuros. Não muito longínquos, espero! rs

Piazza Bocca della Verità por Una lucciola...

Piazza Bocca della Verità

Talvez uma das praças menos comentadas de Roma, mas não por isso menos graciosa. Ela fica bem próxima da Ilha Tibertina. A Piazza Bocca della Verità recebe esse nome por conta de um famoso bueiro, que hoje fica na Chiesa Santa Maria in Cosmedin.

A praça fica em frente a essa igreja, e chamam atenção tanto o belo Templo de Hércules, quanto o Templo de Portuno e a Fonte dos Tritões, esta última feita por encomenda pelo Papa Clemente XI, e tem dois tritões que surgem em uma concha.

Fica na antiga zona do Fórum Boario e bem próximo ao Circo Máximo, atrás do Fórum Romano. Merece uma passadinha, com uma visita ao famoso bueiro.

Piazza Navona por Una lucciola...

Piazza Navona

Uma das praças mais conhecidas de Roma, ela se encontra em um antigo lugar, no qual um imperador romano construiu um estádio para hospedar os jogos gregos, em honra de Juno. Desse antigo estádio, a Piazza Navona conserva somente o formato alongado e ovalado.

Os prédios que hoje circundam a praça foram construídos sobre as fundações das tribunas do estádio. Atualmente, essa praça é o centro das festas de carnaval em Roma.

Existem três fontes barrocas que decoram a praça: a Fonte dos Quatros Rios, de Bernini, ao centro, e as fontes do Moro e de Netuno nas duas extremidades. Destaque também para a igreja Sant’Agnese in Agone, uma bela representação do barroco romano, e o Palazzo Pamphilj.

A Piazza Navona fica sempre cheia de gente e de artistas e pintores. É lindíssima!

Piazza di Spagna por Una lucciola...

Piazza di Spagna

Aos pés da escada cenográfica de Trinità dei Monti, a Piazza di Spagna é um dos cartões postais mais conhecidos de Roma, e recebe esse nome por conta da embaixada da Espanha.

Durante o verão, as escadarias da praça ficam sempre lotadas de turistas e até mesmo músicos. Cuidado com os indianos oferecendo flores: elas não são de graça.

No centro da praça, fica a Fonte de Barcaccia, feita por Pietro e Gian Lorenzo Bernini fazendo alusão a enchente do Tevere que aconteceu no final do século XVI. Em frente a praça, a rua mais cara de Roma, com as marcas mais famosas do mundo.

Atualmente, está passando por restaurações e suas escadas estão fechadas.

Piazza Venezia por Una lucciola...

Piazza Venezia

Piazza Venezia é outra praça pequenina, mas que tem como pano de fundo um dos monumentos mais conhecidos de Roma: o bolo de noiva monumento a Vittorio Emanuele II.O monumento a Vittorio Emanuele II foi erguido no início do século XX, e também é conhecido como máquina de escrever pelos romanos, por conta de seu formato.

Na região da colina do Campidoglio, que hoje hospeda um dos maiores museus de Roma, entre a Via dos Fóruns Imperiais e a del Corso, é o centro do tráfego de Roma. Ela recebe esse nome porque próximo dela, fica o Palazzo Venezia, que por um tempo foi o prédio papal.

Durante os anos do fascismo, foi sede oficial do chefe do Estado: do balcão, Mussolini fazia seus discursos. Atualmente, virou um museu.

Piazza della Rotonda por Una lucciola...

Piazza della Rotonda

Piazza della Rotonda talvez seja uma praça que você não saiba o nome porque o que chama atenção mesmo é o monumento romano que fica em frente a ela: o Pantheon, meu monumento romano preferido.

Simples e pequena, a praça é um dos lugares preferidos pelos turistas para fazer uma refeição, afinal, de brinde, você ganha a vista do Pantheon.

O nome provavelmente vem do nome que os romanos davam ao Pantheon, que era la Ritonna. Desde o meio do século XIX, funciona como um mercado de peixes também. Ao centro, a fonte renascentista com um obelisco de Radamés II.

Piazza del Popolo por Una lucciola...

Piazza del Popolo

A belíssima Piazza del Popolo recebe esse nome por conta da igreja Santa Maria del Popolo, rica em monumentos fúnebres e por possuir duas obras famosas de Caravaggio (falei sobre isso aqui).

Em forma elíptica, a sua forma atual é obra do arquiteto Giuseppe Valadier, ao centro um dos maiores obeliscos de Roma, o Flamínio, feito sob encomenda do faraó Radamés II, e ao fundo as igrejas gêmeas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli.

O obelisco provavelmente se chama Flamínio porque antigamente, os viajantes que chegavam do norte, alcançavam a cidade pela via Flaminia.

Dessa praça, partem três ruas importantes que formam o que os romanos chamam de il tridente: a via del Babuino, que leva à Piazza di Spagna, a via di Ripetta, que leva à Piazza Navona e ao Pantheon, e via del Corso, um dos centros comerciais de Roma.

Piazza San Pietro por Una lucciola...

Piazza San Pietro

Uma das praças mais famosas do mundo, que não fica exatamente em Roma, mas os romanos preferem dizer que sim, a lindíssima Piazza San Pietro. A praça é, de fato, magnífica e foi feita em honra do apóstolo Pedro.

O projeto foi todo feito por Bernini, terminado em 1667 com o obelisco Eliopoli ao centro. Todos os domingos, a praça se lota de fiéis que, ao meio-dia, buscam assistir o Angelus Domini e receber a bênção do Papa da sua janela.

O fato de ser católico ou não pouco importa, o importante é conhecer esse lugar por sua experiência única. Lembrando que já mencionei uma curiosidade sobre o projeto de Bernini nesse post.


Lindas, não? Provando que dá pra fazer muita coisa legal em Roma sem gastar nada. Caso queira conhecer as praças de Verona, leia esse post.

Fotos: Praças de Roma por Una lucciola…

Anúncios

Um comentário sobre “Praças de Roma

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s