Lago de Garda

Lago de Garda

Lago de Garda, também conhecido como Benaco, é o maior lago italiano em superfície – são 370 km² – e fica entre três regiões italianas: a Lombardia, o Vêneto e o Trentino Alto Ádige, entre as províncias de Brescia, Verona e Trento, respectivamente.

O nome do lago deriva da cidade Garda e tem origem alemã, o que atesta a presença germânica no local. Garda é a evolução da palavra de origem germânica warda, que significa “local de guarda” ou “local de observação”.

Ao longo do lago estão espalhadas 25 cidadezinhas, cheias de monumentos históricos, castelos e fortalezas, que fazem do lago um dos destinos turísticos preferidos pelos italianos, especialmente durante as férias.

No lago ainda existem algumas ilhas, sendo a mais famosa delas a Isola del Garda porque, além de ser a maior, no século XIII, São Francisco de Assis fundou um monastério ali. Outras ilhas famosas são San Biagio, Malcesine e Brenzone.

Além da beleza natural, o lago de Garda também fascina visitantes por conta de suas belíssimas vilas barracas e renascentistas, além das pequeninas cidades históricas.

Entre as cidades mais importantes e conhecidas está Sirmione. Nessa cidade, é possível encontrar vestígios de vilas romanas, construídas entre os séculos I e II a.C.. Existe também o Castelo Scaligero, uma joia medieval, que merece uma visita.

Em Peschiera del Garda, é possível encontrar traços da Idade do Bronze e há outros monumentos de interesse histórico como o Santuário della Madonna del Frassino e a igreja de San Martino Vescovo.

Na cidade que dá nome ao lago, Garda, o centro histórico é bastante característico, com vários tesouros arquitetônicos e algumas vilas feitas entre os séculos XVI e XVIII.

Visitando a ilha Malcesine, é possível perceber o seu passado medieval. Através de uma funivia, é possível subir até o Monte Baldo e descobrir o jardim botânico da Europa. Ainda em Malcesine, existe outro Castello Scaligero, que virou museu e possui alguns desenhos de Goethe, que visitou a cidade em 1796.

Ao norte do lago fica a Riva del Garda, uma cidade com muitos monumentos medievais interessantes, como a fortaleza e as muralhas. Também é conhecida por receber muitos festivais de música, como concursos de cantores líricos, de corais e de jazz.

Para quem tem filhos, em Castelnuovo del Garda, fica o parque de diversões Gardaland, que é visitado por quase três milhões de pessoas por ano e vários tipos de atividades distribuídas em mais de 400 mil metros quadrados.

Sem dúvida alguma, o Lago de Garda é um ótimo destino para quem busca beleza natural misturada com monumentos históricos e até mesmo diversão em família. Para quem está em Verona, Sirmione fica a menos de 30 minutos.

Vale a pena dar um pulinho ;)

Fotos: Lago de Garda (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “Lago de Garda

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s