La Feltrinelli

La Feltrinelli de Gênova

Esse post é para quem, como eu, acha que a Livraria Cultura do Conjunto Nacional é a coisa mais linda de meu Deus. Porque sim, é o meu lugar preferido em São Paulo, rs.

A Itália tem que seu equivalente que se chama La Feltrinelli, também conhecida como paraíso na Terra. Essa da foto é a de Gênova, que fica na via Ceccardi, 16, e infelizmente eu não conheci, mas está nos planos, rs.

Feltrinelli foi indica por professores quando fiz intercâmbio e para minha sorte e azar do meu bolso, tinha uma no final da rua de casa – que eu descobri que não existe mais: triste. Passei mais tempo lá do que em muitos outros lugares, rs.

Pelo que eu entendi, a Feltrinelli nasceu primeiro como editora, em 1954, em Milão, sendo o fundador Giangiacomo Feltrinelli, que uma década antes, já tinha uma biblioteca chamada “Biblioteca G. Feltrinelli”.

A biblioteca virou a Fondazione Giangiacomo Feltrinelli.

Atualmente uma das principais editoras da Itália, quando ela começou já conseguiu lançar dois clássicos da literatura sob seu selo: Doutor Jivago, de Boris Pasternak, e o Gattopardo, de Lampedusa.

A rede de livrarias, La Feltrinelli, teria nascido apenas em 2005, através de uma holding. Hoje são mais de 120 lojas, espalhadas em 58 cidades e é a principal rede italiana de livro e de música.

A rede nasceu em 2005, mas a primeira livraria nasceu em Pisa, em 1957, poucos anos após a editora.

Os pontos de venda recebem nomes variados, dependendo dos produtos vendidos e da localização. Por exemplo, libreria é o ponto de venda mais tradicional; libri e musica, integra livros, discos, DVDs e jogos de videogame; village são livrarias dentro de centros comerciais; express estão dentro de aeroportos e estações; e point são livrarias menores e em cidades pequenas.

Mais recentemente, a rede lançou a RED La Feltrinelli, sendo que RED significa read, eat and dream (ler, comer e sonhar) porque além de livraria também é um restaurante e ponto de venda de alguns produtos alimentícios artesanais. No momento, só existem em duas cidades: Milão e Florença.

Em 2010, quando fiquei em Florença, a livraria se chamava Internazionale ao invés de Libri e Musica. Somente nela que conseguíamos achar álbuns, DVDs e livros de autores estrangeiros.

La Feltrinelli é uma delícia para quem quiser comprar livros em italianos ou álbuns de bandas e músicos italianos. Sempre passei por ela no meu último dia de viagem, para gastar os euros que sobraram, rs.

Posso dizer que deixei alguns euros na Feltrinelli, rs.

Posso dizer que deixei alguns euros na Feltrinelli, rs.

Ah, e diferentemente da nossa Livraria Cultura, ela não é mais cara (a Livraria Cultura costuma ser mais cara que as outras) porque os preços dos livros na Itália (como na Europa e na América do Norte, acredito) vêm impresso na capa!

A Feltrinelli, editora, tem quase todos os clássicos italianos sob o seu selo e o melhor: a maioria custa menos de €10,00.

Sério: muito amor por esse lugar ♥

A Feltrinelli vende online (clique aqui). O preço do frete, claro, é bem salgado, mas pode ser uma alternativa para quem busca por títulos italianos.

Foto: La Feltrinelli em Gênova (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “La Feltrinelli

  1. Thais disse:

    Ciao bella!
    Livros e viagens são um investimento para nossa alma!
    Também me encanto com grandes livrarias cult. A Saraiva que me perdoe mas aquele excesso de best sellers são uma poluição visual que muitas vezes me deixam com preguiça de entrar na livraria… vou me aproveitar das tuas dicas de leitura e procurar online alguns destes livros, os do Fabio Volo tenho em e-book, mas os outros títulos vou à caça!
    Adorei o post!
    Baci e buon fine settimama!

    Curtir

    • Isabela disse:

      Ciao, bella!

      Concordo plenamente. Adoro passar horas numa boa livraria. Dos livros, recomendo mesmo o Gomorra, é sensacional. Já falei dele aqui no blog:https://unalucciola.com/2016/03/02/gomorra-livro/ – tem adaptação pro cinema também. O Seta do Alessandro Baricco também é bonito. Aliás, Alessandro parece ser um escritor com bons livros.

      Baci e buon fine settimana ;)

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s