CCBB: O Triunfo da Cor

CCBB: O Triunfo da Cor por Una lucciola...

Desde maio o CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, recebe a exposição O Triunfo da Cor: O Pós-Impressionismo.

Nela, os visitantes poderão contemplar 75 obras de 32 artistas, que no final do século XIX, formaram um grupo de ícones do movimento impressionista. É possível ver telas de Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne e Matisse.

Os pós-impressionistas buscavam, através das cores, libertar-se do naturalismo. As obras foram emprestadas do Museu d’Orsay e do Museu L’Orangerie.

“A cor expressa por si só alguma coisa”.
Van Gogh, 1885

A exposição está organizada em quatro andares, além do subsolo e do térreo, dividida em quatro partes. Na primeira, fica a parte chamada de “A Ciência da Cor”, onde estão algumas obras de Van Gogh e Lautrec.

Na segunda, o tema é “Núcleo Misterioso do Pensamento”, com obras de Gauguin e Émile Bernard, onde as cores são mais simbólicas. Na terceira, “Os Nabis”, um grupo que defendia a arte espiritual e por fim, “A Cor em Liberdade”, com obras inspiradas na região de Provence e na natureza tropica.

O movimento do impressionismo começou em 1874 em Paris, quando um grupo de pintores se juntou contra as regras da Academia que não os permitia de participar das exposições no Salão de Paris, controlado pela Escola de Belas-Artes, que defendia o neoclassicismo.

O grupo começou com nomes como Manet, Monet e Cézanne.

Apesar de não gostar muito da distribuição do CCBB, o Centro Cultural normalmente traz exposições muito interessantes. A do Kandinsky estava lindíssima, para mim, a melhor exposição de 2015, e essa dos pós-impressionistas também está muito bonita!

Amor eterno pelo quadro de Henri-Edmond Cross ♥

Para quem é de São Paulo, a exposição fica no CCBB até quinta-feira, dia 7, das 9:00 às 21:00, com visita agendada pela Ingresso Rápido. Recomendo o primeiro horário: costuma estar mais vazio.

Lembrando que a entrada é gratuita, e o CCBB- SP fica na Rua Álvares Penteado, 112, no centro. De São Paulo, a exposição segue para o CCBB do Rio de Janeiro, onde fica do dia 20 de julho a 17 de outubro.

Ah, os quadros de Van Gogh estão apenas no 4º andar (o primeiro da exposição), e se contei bem, são apenas três.

Se você tiver um tempo durante a semana: não perca!

Fotos: Exposição O Triunfo da Cor por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s