Rocchetta Mattei

Rocchetta Mattei

Um pouco da Rússia na Itália? É possível.

A Rocchetta Mattei é uma fortificação que fica na cidade de Grizzana Morandi, que faz parte da região metropolitana de Bologna, na região da Emilia-Romagna.

Ela foi construída no século XIX e mistura tanto estilo medieval quanto mourisco, partes de suas estruturas lembram as que podem ser encontradas na Rússia.

A Rocchetta foi residência do conde Cesare Mattei, que também era literário, político e médico autodidata. As construções começaram em 1850 e em menos de nove anos, o local já era habitável.

Muitos personagens ilustres, como czares, se hospedaram ali, provavelmente em busca dos métodos de cura diferenciados de Cesare.

Durante a Segunda Guerra, as tropas alemãs danificaram bastante a estrutura da fortificação, então a última herdeira Iris ofereceu o terreno gratuitamente ao governo de Bologna, que recusa a doação. Iris também não conseguiu vender a propriedade.

No final da década de 50, Stefanelli comprou a Rocchetta e transformou uma parte dela em hotel com um restaurante anexo. Seu objetivo era restaurar as partes danificadas para transformá-lo em ponto turístico. Ele morreu no final da década de 80 e o local ficou fechado.

Em 2006, a Rocchetta foi comprada pelo banco de Bologna, que realizou os trabalhos de restauração e reabriu a propriedade ao público em agosto de 2015.

Antes de ser adquirido por Cesare, o local era um castelo medieval que pertenceu a alguns imperadores, que tinham necessidade de proteger a passagem pelo Reno. Com a queda do poder dos bolonheses, a fortificação se tornou inútil e chegou a ser destruída.

Cesare acabou escolhendo esse lugar após visitar muitos outros porque gostou do acesso, o isolamento (a fortificação fica no alto de uma montanha) e a proximidade com os rios Reno e Limentra.

Para visitar o local, o agendamento é obrigatório. A Rocchetta fica aberta somente durante os finais de semana, entre os meses de abril e outubro das 9:30 às 13:00 e das 15:00 às 17:30. O preço do ingresso é €7,00. Para reservar, clique aqui.

Para chegar ao local, para quem não tiver carro, o mais indicado é táxi, já que alguns trechos do percurso são em autoestrada. A estação de trem mais próxima é a Riola alla Rocchetta. A fortificação fica cerca de 1,2 km da estação.

Mais um para a lista, sim ou com certeza?

Foto: Rocchetta Mattei (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s