Basílica de San Vitale

Basilica di San Vitale

Basílica de San Vitale fica em Ravenna, na região da Emilia-Romagna, sendo o local de culto católico mais importante da cidade e um dos melhores exemplos das artes paleocristiana e bizantina.

A beleza dos seus mosaicos é o grande destaque dessa basílica fundada por Giuliano Argentario, por ordem do bispo Ecclesio. Sua planta é octogonal e ela foi levantada em 548.

Ravenna é uma cidade conhecida por ter pertencido ao império bizantino, cuja herança está presente em grande parte da arquitetura local, mas na Basílica de San Vitale, a influência oriental tem um papel predominante.

A decoração deixa clara a ideologia e a religiosidade da época do imperador Justiniano. Os afrescos da cúpula foram feitos no século XVIII por Bolognesi Barozzi e Gandolfi. Já os mosaicos foram feitos entre 546 e 556 d.C.

Obviamente, o que chama atenção na basílica são os belíssimos mosaicos, muito bem conservados. Em um deles, está a aparição de Cristo com os arcanjos Miguel e Gabriel, que coloca a coroa de glória em San Vitale.

Há ainda o mosaico com o imperador Justiniano e sua corte. O imperador aparece com o halo da glória, sinal da sacralidade do poder imperial. Em outro mosaico está Teodora com suas damas. A imperatriz também aparece com o halo da glória, mas erguendo um cálice de vinho.

A decoração de San Vitale é basicamente uma síntese do período em que viveu o imperador Justiniano, que queria sustentar a igreja apostólica e o poder teocrático do império contra a heresia, especialmente a de Nestório, arcebispo de Constantinopla. Justiniano reafirmou a Trindade e a salvação através das escrituras.

Independente de qualquer religiosidade, é indiscutível a beleza desses mosaicos e o fato de eles estarem conservados após tantos anos.

Basílica de San Vitale fica aberta diariamente das 9:00 às 19:00 – a última entrada é permitida até 15 minutos antes do fechamento. Durante o verão, ela fica aberta das 21:00 às 23:00 para visitas noturnas.

O ingresso custa €9,50, que dá direito a cinco lugares: Museo Arcivescovile, Battistero Neoniano, Basilica di Sant’Apollinare Nuovo, Basilica di San Vitale e Mausoleo di Galla Placidia. A basílica fica na Via San Vitale s/n.

Fotos: Basílica de San Vitale em Ravenna (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s