Museo Archeologico dell’Alto Adige

Como Ötzi seria

Como Ötzi seria

Museu Arqueológico do Alto Adige fica na cidade de Bolzano/Bozen no norte da Itália. Um dos museus que eu mais gostei, pelo fato de ser bem explicativo e interativo, mas o tema é basicamente um só: a múmia Ötzi.

Ötzi é o “uomo venuto dal ghiaccio”, o homem que veio do gelo, também é conhecido como “a múmia de Similaun”. Todo o museu gira em torno da história da múmia, como ela foi encontrada, o transporte, as roupas e os utensílios encontrados praticamente intactos e até mesmo o que foi encontrado no estômago de Ötzi.

Tudo isso para que tenhamos um panorama do homem no período Neolítico, época em que teria vivido a múmia.

Ötzi foi encontrado em setembro de 1991 na região do Alto Adige por um casal alemão, durante uma excursão. Considerado que a múmia teria vivido entre os anos de 3.300 e 3.100 a.C., o corpo estava praticamente intacto.

Provavelmente, o corpo permaneceu intacto graças ao gelo, que deve ter protegido seu corpo logo após a sua morte, além da profundidade: ele foi recoberto por várias camadas de gelo. Em 1991, quando foi encontrado, foi exposto brevemente a raios solares e vento, que ocasionou pequenos danos ao corpo.

O interessante é que as análises posteriores do corpo puderem até mesmo dizer como Ötzi morreu. No seu corpo foi encontrada a ponta de uma flecha no ombro. A flecha não atingiu nenhum órgão vital, mas vasos sanguíneos, o que pode ter ocasionado forte hemorragia e paralisia do braço.

Ötzi encontrado no gelo (Reprodução)

Ötzi encontrado no gelo (Reprodução)

Especialistas também encontraram uma lesão no crânio com outra forte hemorragia. Ötzi pode ter caído ou ter sofrido uma agressão poucas horas antes da morte. Com a informação da flecha, eles acreditam que ele possa ter sido assassinado.

Análises de suas roupas, os utensílios encontrados próximo ao corpo (também intactos), além dos restos encontrados em seu estômago permitiram aos especialistas fazer um panorama de como era a vida e a sociedade na época em que Ötzi viveu.

Todo o museu aborda cada aspecto através de seções em ordem cronológica.

Ötzi fica exposto em uma sala totalmente condicionada para a conservação de seu corpo, com pouca exposição a luz. Para vê-lo, somente através de uma pequena janela. É possível elevar ou abaixar a plataforma para poder observar melhor os detalhes do corpo.

Não é permitido fotografar a múmia, provavelmente porque a exposição contínua ao flash das câmeras danificaria o corpo a longo prazo.

Museo Archeologico dell’Alto Adige fica aberto de terça a domingo, das 10:00 às 18:00. É fechado às segundas. O ingresso custa €9,00 e para quem tem o Bolzano/Bozen Card, é gratuito. O museu fica na Via Museo, 43.

Para mim, imperdível para quem estiver em Bolzano/Bozen!

Foto: Museo Archeologico dell’Alto Adige por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s