Roteiro: Bergamo em 3 dias!

Roteiro: Bergamo em 3 dias por Una lucciola...

Bergamo é uma cidade encantadora, dividida entre cidade alta e cidade baixa. Três dias são suficientes para conhecê-la, visto que não é uma cidade tão grande quanto Roma, por exemplo. Já foi feito o roteiro de 1 dia (clique aqui), que é bem corrido.

Em três dias, é possível conhecer bem tanto a cidade alta quanto a baixa, considerada o novo centro de Bergamo.

Fica a seu critério adquirir o Bergamo Card de 24 ou 48 horas. Para mais informações sobre esse cartão, leia esse post.

Dia 1: Città Bassa

MANHÃ

Como eu disse anteriormente, a cidade baixa é o novo centro de Bergamo, ou seja, os monumentos são mais recentes nessa região.

Aconselho a começar com um passeio leve pelos principais pontos da cidade baixa, que ficam todos praticamente no mesmo lugar: a Porta Nuova, depois à direita o Teatro Gaetano Donizetti. Seguindo pela rua do teatro, você ainda verá a nova prefeitura e no final da rua, a Igreja do Espírito Santo, uma antiga construção.

Dica: pegue um sorvete na gelateria próxima à igreja porque renovar energias é importante (rs).

Voltando em sentido à avenida principal, você logo verá a Torre dei Caduti, provavelmente o monumento mais relevante da cidade baixa. Se for durante a semana, é necessário agendamento prévio. Não deixe de visitar.

O Viale Papa Giovanni XXIII é o principal da cidade baixa. Almoce em algum lugar perto e depois siga em direção à estação de trem.

TARDE

Reserve todo o seu período da tarde para visitar o museu de maior relevância em Bergamo a Accademia Carrara, a pinacoteca de Bergamo.

O museu tem um belo acervo de obras de arte de relevância e foi reformado recentemente, sendo reaberta totalmente em abril de 2015. O museu é fechado às segundas e às sextas, ele abre até meia-noite.

O horário de funcionamento é das 10:00 às 19:00 e o ingresso custa €10,00.

Dia 2: Conhecendo a Città Alta

MANHÃ

Existem três formas de subir até a cidade alta (que é alta mesmo! rs): a pé, de ônibus ou com o funicular. Obviamente, a mais famosa delas é com o funicular, mas eu diria que a mais interessante é a pé.

Se você for subir a pé, é uma caminhada de aproximadamente 15 minutos (que parece durar uma eternidade, rs). Pegue a Viale Vittorio Emanuele II, vire à esquerda na Via Don Carlo Botta e depois pegue o Vicolo San Carlo à direita e siga reto até chegar na Porta San Giacomo, uma das principais da cidade.

A subida vale a pena porque você sai nas muralhas de Bergamo e tem toda a vista da cidade baixa, além de poder fazer um passeio pelas muralhas.

Reserve a manhã e parte da tarde para conhecer plenamente a famosa Piazza Vecchia.

Observe a belíssima Fontana di Piazza Vecchia e a Biblioteca Angelo Mai, além do Palazzo della Ragione. Visite as principais igrejas da cidade: a Catedral (Duomo – fachada branca) e a Basilica di Santa Maria Maggiore (fachada em mármore), além da imperdível Cappella Colleoni ao lado.

Existe também o museu de relíquias do Duomo, que fica embaixo da catedral. Se tiver com tempo, vale a pena visitar.

TARDE

Se quiser, almoce em alguns dos restaurantes da Piazza Vecchia ou procure algum lugar próximo.

Depois, suba no Campanone para ter uma bela vista da cidade alta. A subida é feita de elevador, então não se preocupe (rs). Se você tiver tempo antes da viagem, reserve uma visita na Torre Gombito, a única visitável da cidade (lembrando que o Campanone é um campanário).

Siga reto pela via Bartolomeo Colleoni (a principal, em frente a Piazza Vecchio) e encerre as atividades no museu de Ciências Naturais de Bergamo, que tem uma coleção bastante interessante. Se for domingo, é provável que haja uma feira de artesanatos ali perto também (na Piazza della Cittadella).

Dia 3: subindo mais um pouco

MANHÃ

Comece o dia cedo e se prepare para subir mais um pouco na cidade alta. O jardim botânico de Bergamo é aberto ao público e fica alguns degraus mais acima. A subida vale a pena porque o local é muito gostoso e com espécies variadas. Se tiver sol, fica mais agradável ainda.

Ao descer, passe pela porta Sant’Alessandro e pegue o funicular de San Virgilio. Também é possível fazer esse trecho a pé. Se decidir por isso, prepare o fôlego: é uma boa subida!

Ao sair do funicular, pegue à direita e siga reto. Ali fica o Castel di San Virgilio, um local abandonado, mas que mantém a estrutura do castelo externamente intacta e que ainda tem um parque. Um ótimo local para fazer uma parada e observar a cidade baixa.

TARDE

Voltando com o funicular San Virgilio, ao sair da estação siga no sentido oposto da porta Sant’Alessandro e pegue a segunda rua à direita (via Borgo Canale). Mais adiante, chegará na Casa Natal de Gaetano Donizetti, um dos principais museus de Bergamo.

Retorne sentido ao funicular da cidade alta. Perto da Piazza Mercato delle Scarpe, pegue a Via Alla Rocca e siga sempre reto até chegar à famosa Rocca da cidade, um antigo local militar que também oferece uma belíssima vista tanto para a cidade baixa quanto para as torres da cidade alta.

Ali também fica o Museu Histórico, que é interessante visitar. Mas não deixe mesmo de subir até o topo da torre para poder ter uma bela vista.

Seguindo pelas ruas perto da Rocca, é possível chegar no antigo Convento de São Francisco, com seu claustro grande e pequeno. Hoje a estrutura está praticamente abandonada, mas é possível entrar gratuitamente para ver a arquitetura interna.

… … … … …

Dê preferência para subir na cidade alta em dias de semana. Principalmente aos domingos, a cidade alta fica lotada de gente, normalmente famílias que sobem até lá para almoçar mais turistas.

Você também pode inverter o roteiro e começar pela cidade alta e depois seguir pela cidade baixa.

Foto: Vista da Rocca por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s