Caffè Al Bicerin

Bicerin por Una lucciola...

Uma bebida típica da cidade de Turim, na região do Piemonte, é o bicerin, que tem origem na palavra bicchierino, algo como “copinho”. A bebida é quente, sem álcool, e considerada uma evolução de uma antiga bebida chamada “bavarèisa”, que era feita com café, chocolate e creme de leite.

Inicialmente, o ritual da bebida incluía servir individualmente os três ingredientes, sendo servido de três formas, mas a que predominou era a que misturava todos os ingredientes e foi a que ficou e que conhecemos como bicerin.

Desde 2001, a bebida é reconhecida como a bebida tradicional piemontesa.

O grande segredo envolvendo essa bebida é exatamente a quantidade de cada ingrediente que nenhum café revela. Dizem que existe até um contrato que proíbe a revelação da receita. Suas medidas variam normalmente de um café para outro, mas o que diz ter feito a receita original é o café Al Bicerin.

Al Bicerin por Una lucciola...

O café Al Bicerin é considerado um dos menores do mundo. Não se engane pela foto. O café mesmo é a portinha, um ambiente com umas cinco mesas que precisam ser revezadas normalmente.

O atendimento costuma ser rápido exatamente para você liberar logo a mesa. Normalmente, os turistas dão preferência a esse lugar por ele se creditar de ter criado a receita original. O preço do Bicerin, em 2015, era de €5,00 – a média na maioria dos cafés.

O café Al Bicerin é considerado um dos tantos cafés históricos espalhados por Turim. Ele nasceu em 1763 em frente ao Santuário della Consolata (a igreja ainda existe) e foi aberto por Dentis, que trazia produtos de outros países, como o café, o chocolate e o chá.

No início de 1800, o prédio sofreu uma restauração para a estrutura que conhecemos atualmente. O local ficou então famoso por criar uma variante da antiga bebida bavarèisa, misturando café, chocolate e creme de leite.

Diferente dos dias de hoje, a bebida era servida em um copo pequeno, sem alças. Atualmente, o bicerin é servido em uma grande taça.

O café serve várias outras bebidas quentes, feitas com café ou não, além de doces, já que também é uma confeitaria. O preço não é dos mais baratos, mas pelo menos, você pode se sentar a vontade sem pagar pelo coperto.

*O pão com salame de tamanho minúsculo custou pesados €4,00!

Para quem visita Turim e quer provar algo do local, é parada obrigatória (até porque fica perto do Mercato di Porta Palazzo, o maior mercado aberto da Europa).

O Al Bicerin fica na Piazza della Consolata, 5 e fica aberto das 8:30 às 19:30. É fechado todas às quartas, durante o mês de agosto e nos dias 1º de janeiro e 24 de junho. Dê preferência para dias de semana para evitar tumultos.

Fotos: Al Bicerin por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s