Castello Estense

Castello Estense em Ferrara

O monumento mais representativo da cidade de Ferrara, na região da Emilia-Romagna, é o Castello Estense, também conhecido como Castelo de São Miguel.

Esse castelo surgiu no final do século XIV para servir de controle militar e também político. Ele é associado a São Miguel porque sua primeira pedra foi colocada no dia 29 de setembro, dia do santo, que é o protetor das portas da cidade.

O pedido foi feito pelo marquês Niccolò II d’Este (por isso Estense) que depois de uma revolta popular, decidiu que era hora de ter um monumento de repreensão. Ele confiou a obra ao arquiteto Bartolino da Novara, que já tinha feito castelos nas cidades de Pavia e Mantova.

O castelo foi construído em volta da torre Leoni, uma torre do século XIII que servia para vigilância e ficava inserida nas muralhas que delimitavam a cidade. O marquês pediu a edificação de outras três torres, cada uma em cada canto da cidade.

A cidade virou uma fortaleza, tanto que suas muralhas fazem parte das quatro italianas que estão entre as mais bem conservadas.

Ferrara só passou a fazer parte do Reino da Itália em 1860 e somente 14 anos depois, o Estado comprou o castelo, que passou a ser administrado pela cidade de Ferrara, que utilizou o espaço para sua prefeitura.

O Castelo Estense tem mantido sua estrutura graças a projetos de restauração que são mantidos há alguns anos, em especial no começo do século XX, quando os projetos se preocuparam em deixar o castelo totalmente acessível.

Durante a Segunda Guerra, ele foi danificado, mas tudo foi reconstruído a partir de 1946. Durante o terremoto de 2012, muitas partes da estrutura foram danificadas, em especial a torre Leoni. As restaurações terminaram ano passado (2015).

Atualmente, o castelo é dividido entre a parte térrea, que tem a cozinha e as prisões, e o andar dos nobres, que é dividido em várias salas, incluindo uma capela, a sala dos jogos, galerias, sala do governo, entre outros.

Todos os ambientes são decorados com obras de arte de relevância para a época, o que torna a visita ao castelo muito interessante e rica artisticamente.

Os horários de funcionamento e os dias de abertura variam conforme a época do ano. Em alguns meses do ano, ele fecha durante o almoço, entre às 13:30 e as 15:00. Consulte o site oficial para saber se o castelo estará aberto no dia de sua visita.

Os ingressos custam €8,00. Existem visitas guiadas que saem às 11:00 e às 15:00 nos dias da semana, e aos sábados e domingos existe uma visita extra às 14:00. Durante o verão (junho a agosto), os horários mudam para às 11:00, 15:00 e 16:00. As visitas saem independente do número de participantes.

Castello Estense fica na Piazza Castello no centro histórico de Ferrara.

Fotos: Castello Estense em Ferrara (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s