Cappella degli Scrovegni

Cappella degli Scrovegni

Cappella degli Scrovegni fica em Pádua, na região do Vêneto, e fica no centro histórico da cidade. Ela ficou famosa por conta dos afrescos feitos por Giotto, considerados obras-primas da arte ocidental.

Desde 2006, ela faz parte dos patrimônios da Unesco – o segundo no cidade, sendo o primeiro o Jardim Botânico.

O local também é conhecido como Capela Arena. Os Scrovegni foram uma família nobre de Padova e quem mandou construir a capela foi Enrico Scrovegni, um banqueiro muito rico. Por volta do século XIV, ele conquistou toda a área da antiga arena romana da cidade (por isso, a Capela Arena).

A capela seria um local de culto privado e também futuro mausoléu da família. Para fazer os afrescos, Enrico chamou o florentino Giotto, que estava em Pádua para fazer os afrescos da sala Capitolo no Basílica de Santo Antônio.

A pintura foi feita entre os anos de 1303 e 1305.

Originalmente, a capela era ligada ao palácio dos Scrovegni por um corredor lateral, que foi destruído no século XIX na busca por materiais e também para dar espaço para dois condomínios.

Logo após esse episódio, a capela passou para administração da cidade.

O ciclo de afrescos de Giotto foca na vida da Virgem, tanto que ela também é conhecida como a Capela da Anunciação, e na de Jesus. Em frente a fachada, é representado o Juízo Final, sendo a conclusão da salvação humana.

Os afrescos abordam desde a expulsão de Joaquim do templo, passando pelo nascimento de Maria, a anunciação, depois o nascimento de Cristo até sua ascensão e por fim o Juízo Final. São quase 40 afrescos de 200×185 cm, mais 14 representações das Virtudes e dos Vícios.

Existe uma crença de que Enrico quis fazer essa capela para a salvação de sua família, em especial de seu pai, Reginaldo, que estava no sétimo círculo do Inferno de Dante por ser usurário.

No início do século XXI, a Capela passou por restauração.

A Cappella degli Scrovegni fica aberta durante o ano inteiro, das 9:00 às 19:00, com visitações que variam de 15 a 20 minutos, dependendo da época do ano, e com agendamento prévio obrigatório – somente grupos de 25 pessoas por vez. Ela  fica na Piazza Eremitani, 8 – perto da Arena Romana.

Os ingressos custam €13,00 e é possível reservá-los nesse site. Em alguns períodos do ano, durante o projeto Giotto Sotto Le Stelle (Giotto sob as estrelas), a Capela fica aberta das 19:00 às 22:00.

Imperdível em Padova (que eu perdi! rs).

Foto: Cappella degli Scrovegni (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Cappella degli Scrovegni

    • Isabela disse:

      A cidade é muito bonita mesmo. Infelizmente, minhas idas a Padova sempre foram muito rápidas e não consegui visitar a Capela. Está em planos futuros!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.