Antonia e Suas Filhas

Antônia e Suas Filhas de Marlena de Blasi por Una lucciola...

Eu juro que esse é o último livro da Marlena que eu tenho, rs. Na verdade, acho que esse foi seu último livro publicado em português.

Antonia e suas Filhas foi lançado em 2013, mas a história aconteceu 10 anos antes durante um verão na Toscana. Marlena e Fernando tinham acabado de terminar as obras no salão de baile, sua residência em Orvieto (a saga foi contada nesse livro aqui).

Diferentemente dos livros anteriores, esse não é uma das viagens ou imersões na vida do casal: ele é um retiro da autora.

Um pouco estressada e precisando enviar um original para seu editor dentro de um determinado prazo, ela sente que não conseguirá fazer tudo a tempo com Fernando, aposentado, ao seu lado.

Com muito custo, ela consegue se isolar em um pequenino refúgio de pedra no interior da Toscana, longe de Fernando, que só a visita aos finais de semana. Seu refúgio é dentro de uma enorme propriedade chamada Il Castelletto.

No local, moram 7 mulheres de quatro gerações: Antonia, suas duas filhas Filippa e Luce, suas três netas e sua bisneta. Existem os funcionários, mas a história gira em torno das mulheres, em especial de Antonia.

Antonia não esconde seu verdadeiro desprezo pelos estrangeiros que vêm morar na Itália, ofendendo Marlena por muitas vezes, que ouve, sem retrucar, tudo, buscando entender o que a atrai em Antonia.

Confesso, o livro demora a desenrolar porque quase um terço dele é sobre a necessidade de isolamento de Marlena, outro terço, o enigma que é Antonia e, finalmente, o terço final a verdadeira história dela.

Quando o livro finalmente deslancha, ele é ótimo. Antonia viveu no período da Segunda Guerra e teve sua propriedade invadida por alemães, o que, em partes, explica seu desprezo por estrangeiros.

Porém, conforme sua história avança, é possível perceber que seu desprezo tem raízes muito mais profundas.

A história de Antonia e suas filhas é real. Para as filhas, ela contou sua história através de cartas escritas a partir de 2004, depois do encontro com Marlena, nas quais ela deixou por escrito sua vontade de ter sua história publicada após sua morte. Ela morreu em 2010.

Apesar de ter sido o livro mais cansativo da Marlena – e que nem por isso eu demorei a ler porque queria muito saber a história da Antonia -, é bem difícil não se comover em suas páginas finais.

Se você gostou de outros livros da Marlena, provavelmente gostará desse também.

Foto: Antonia e Suas Filhas por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “Antonia e Suas Filhas

  1. Natália Pessini disse:

    Adoro os livros da Marlena…. tenho os quatro primeiros dela e ainda quero ler esse. Só acho estranho porque ela não tem mais nada na internet, site, facebook e etc…Acabo os livros e sempre fico curiosa pra saber onde ela ta morando, ou se ainda ta viva, essas coisas, hahaha.

    Curtir

    • Isabela disse:

      Oi, Ná!

      Pois é, não tem quase nada dela na internet. Mas ela ainda está viva, lançou um livro ano passado, se não me engano, mas acho que nada relacionado à Itália, um outro romance, pelo que eu entendi. Ela continua morando no salão de baile em Orvieto, uma brasileira esbarrou com ela uns 2 anos atrás.

      Eu já li o Bella Toscana da Frances… e me decepcionei bastante, então estou criando coragem para ler o Sob o Sol da Toscana ainda. O jeito que ela escreve é bem diferente do da Marlena mesmo. O Bella Toscana achei mais um guia de curiosidades sobre a Itália do que qualquer outra coisa… rs. Vou ler sua resenha!

      Beijos

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s