Torre dei Caduti

Torre dei Caduti, ou Torre dos Caídos, foi um projeto elaborado por Marcello Piacentini e fica na Città Bassa, a cidade baixa, em Bergamo.

Torre dei Caduti em Bergamo por Una lucciola...

Na sua estrutura externa, é possível observar um relógio feito em mármore, que ainda tem quatro alegorias do vento em seus cantos, que representam o passar e a queda do tempo.

Logo abaixo, uma estátua em bronze que representa a Itália vitoriosa: com a mão direita, ela rege a vitória, e com a esquerda, mantém sua espada. Abaixo, abre-se o finestrone, a janelona, com uma lápide embaixo dela.

A torre foi feita para ser uma imitação da Torre di Gombito, um dos símbolos da Città Alta, usando o mesmo tipo de pedra, que era muito utilizada nas edificações das torres da cidade alta (dessas, praticamente só permanece a Gombito).

A Torre dei Caduti fica na Piazza Vittorio Veneto, um dos principais pontos da cidade baixa. Ali perto, ficam também outros prédios importantes do novo centro de Bergamo, como o Teatro Donizetti Gaetano.

A torre é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade baixa, construída logo depois da Primeira Guerra em memória e honra dos cidadãos de Bergamo que morreram durante a guerra, mas também para exaltar o nacionalismo unitário de Mussolini.

Ela foi inaugurada em outubro de 1924. Representa também a importância da novo centro de Bergamo, que passou a ser na Città Bassa.

Começou a ser construído em 1922, com base no projeto de Piacentini. A parte da cidade escolhida foi onde ficava uma antiga feira anual, uma das mais importantes da Lombardia durante o século IX. A torre fez parte do projeto de replanejamento urbanístico para tornar o local um centro político e administrativo.

Atualmente, dentro da Torre dei Caduti, o percurso de exposição exibe a história de Bergamo desde o final do período de 1800 até o início de 1900. No primeiro andar, tem o sacrário da Primeira Guerra, com o nome dos mortos em uma parede de mármore.

Torre dei Caduti em Bergamo por Una lucciola...

Nos outros andares (outros quatro), nas paredes, existe uma exposição que narra a evolução do centro da cidade onde surge essa torre, desde a época da feira até o início do século XX.

Além de contar um pouco da história do novo centro de Bergamo, subindo até o topo, a Torre oferece uma das melhores vistas para a Città Alta. É possível ver praticamente toda a sua fachada principal.

Città Alta vista da Torre dei Caduti por Una lucciola...

O monumento passou por restauração e reabriu em junho de 2015.  A Torre fica aberta apenas de sexta a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00. Para visitá-la entre segunda e quinta, é necessário agendamento prévio. O ingresso custa €3,00.

Fotos: Torre dei Caduti por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “Torre dei Caduti

  1. dreameurotour disse:

    Um ótimo lugar para quem gosta e história, com certeza um ponto digno de visitação para quem vai até a cidade. E ainda é barato.
    Simplesmente maravilhoso!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s