Um General na Biblioteca

Um General na Biblioteca de Italo Calvino por Una lucciola...

Um General na Biblioteca (Prima Che Tu Dica Pronto) é uma reunião de contos, apólogos e diálogos que foram reunidos postumamente pela viúva do Italo Calvino, a Esther Calvino, publicado pela primeira vez em 1993.

São 32 narrativas escritas ao longo dos 40 anos de carreira de Italo, entre 1943 e 1984, um ano antes de sua morte. Alguns são inéditos, mas a grande maioria chegou a ser publicada em revistas ou jornais.

De acordo com Esther, Italo não deixou de trabalhar um único dia de sua vida e estava sempre com caneta e papel na mão escrevendo alguma coisa, fosse em casa, no avião ou quando saíam.

Dois textos foram encomendados: A Glaciação foi encomendado por uma destilaria japonesa, tanto que foi publicado primeiramente em japonês; e O Incêndio Da Casa Abominável, pela IBM e publicado pela Playboy italiana.

Tem ainda um “O Colar da Rainha” que inicialmente seria um romance e que Italo abortou a ideia e aqui foi publicado na forma de resumo. Esse é um dos mais longos e mais arrastados textos do livro e é possível perceber a quebra no final.

Através das narrativas é possível perceber o melhor e o não tão bom assim de Italo, alguns textos são longos e cansativos, sem a magia, a fantasia que normalmente cercam suas escritas, mas diria que na maior parte, os textos são memoráveis.

Novamente, a fantasia do autor é o que espanta ao criar cenários e situações improváveis. Existe a parte cômica, a parte política (Italo era muito engajado politicamente) e a parte romântica.

O texto que dá nome ao livro em português, O General da Biblioteca, é maravilhoso, com Italo mais uma vez falando sobre o poder dos livros na nossa formação (tópico parecido em O Barão Nas Árvores).

O que dá título ao livro em italiano “Antes Que Você Diga ‘Alô'” também, sobre tudo o que passa na cabeça de um apaixonado enquanto ele disca os números e antes que a pessoa amada do outro lado responda ‘alô’.

Não entendi porquê a mudança do título do livro em português.

Talvez de todos, o mais incrível mesmo seja “O Incêndio da Casa Abominável” por toda a trama traçada por ele de forma impecável, mas ainda assim merecem destaque “A Decapitação dos Chefes” (chefes que perdem suas cabeças ao fim do mandato), “Solidariedade” (um sujeito que ajuda os bandidos e a polícia ao mesmo tempo), “A Ovelha Negra” (um homem honesto que morre de fome) e “O Regimento Desaparecido” (o regimento desaparece ao tentar não perturbar a paz da cidade).

Os diálogos, que são entrevistas com Henry Ford, Montezuma e o homem de Neandertal também valem bastante a pena por suas reflexões.

De modo geral, acho muito difícil alguém não gostar dessa reunião de textos porque apesar de alguns serem mais ‘arrastados’, os bons se sobressaem.

Para quem gosta de Calvino, é um ótimo passatempo!

Foto: Um General na Biblioteca por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s