A Costa Esmeralda

Punta Capriccioli, Costa Esmeralda

Observou bem essa foto?

Não sei vocês, mas tenho pedido em prece para encontrar a paz de Cristo em um lugar desses. Todos os dias. Porque 2016 está f*da. Simples assim.

Costa Esmeralda fica na ilha da Sardenha e faz parte da costa da Gallura no nordeste da ilha. A expressão surgiu nos anos 60, e inicialmente indicava somente o pedaço da costa de Arzachena, na província de Olbia-Tempio.

Essa região essencialmente turística fica no território da cidade de Arzachena e se estende por cerca de 20 km e se caracteriza por suas pequenas praias e sua proximidade com ilhas menores, como o arquipélago La Maddalena.

O local era praticamente inabitado até a década de 60, quando o príncipe Karim Aga Khan, um muçulmano israelita de nacionalidade britânica resolveu fazer um Consórcio da Costa Esmeralda. Com isso, o lugar passou a ser o paraíso dos bilionários.

O nome da costa, claro, se deve à coloração de suas águas.

Porto Cervo é considerada uma das pérolas da Costa Esmeralda, conhecida por todos e que no verão vira a capital de fofocas da Itália. É uma pequena fração da cidade de Arzachena, ficando no golfo dessa cidade. Recebe esse nome porque o porto lembra um cervo na sua forma.

Porto Cervo, Costa Esmeralda

Porto Cervo, Costa Esmeralda

Tanto é capital da fofoca que sua praça se chama “piazzetta delle chiacchiere”, e chiacchiere é um verbo italiano para conversar/jogar conversa fora. Em volta dela, lojas de marcas famosas, afinal, estamos falando de um local frequentado por bilionários.

Em Porto Cervo fica ainda uma interessante construção que a igreja de Stella Maris, feita no final dos anos 60, feita no estilo da arquitetura mediterrânea. Oferece uma vista panorâmica para todo o porto. Dentro dela, também estão alguns obras de arte de relevância.

Quem visita a Costa Esmeralda também não pode perder alguma das praias mais bonitas de toda a Itália, locais ideais para aproveitar o sol e relaxar em águas muito limpas. As mais famosas são a Cala di Volpe, La Celvia, Liscia Ruja, Cala Granu, Mannema, Romazzino, entre outras.

Cala di Volpe, Costa Esmeralda

Cala di Volpe, Costa Esmeralda

Mas dizem que as três praias imperdíveis da Costa Esmeralda mesmo são: a Spiaggia del Principe, que recebe esse nome porque era uma das preferidas do príncipe Khan; a Rena Bianca, fica perto de Cugnana, em Portisco, tem areia branquíssima, feita com pequenas conchas, e normalmente circundada por iates; e a Piccolo Pevero, considerada a mais bela de toda a Sardenha, perto de Porto Cervo – praticamente uma piscina natural.

Praia de Piccolo Pevero, Costa Esmeralda

Praia de Piccolo Pevero, Costa Esmeralda

Por fim, a própria cidade que é o coração da Costa Esmeralda, a cidade de Arzachena, com 88 km de costa, é cheia de baias e praias, também é um lugar de interesse. Além de alguns lugares sacros, a cidade também oferece algumas praias que não fazem parte da Costa Esmeralda, mas são igualmente interessantes, como a Baja Sardinia, Golfo Pevero e Cannigione.

Além de local turístico, as águas da Costa Esmeralda também hospedam um centro internacional de pesquisa, o Bottlenose Dolphin Research Institute (BDRI), o instituto de pesquisa do golfinho nariz de garrafa, que desenvolve atividades de pesquisa aplicada, conservação e educação ambiental.

Para quem quiser conhecer a Costa Esmeralda, o aeroporto mais próximo é o de Olbia-Costa Esmeralda, que fica a mais ou menos 30 km da cidade de Arzachena (clica para ver no mapa).

… … … … …

Deus, é pedir demais? rs

Fotos: Costa Esmeralda, Sardenha (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “A Costa Esmeralda

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s