Terme della Rotonda

Terme della Rotonda em Catânia, Sicília

A cidade de Catânia, e logicamente a ilha da Sicília, passou por várias dominações ao longo do tempo que apenas enriqueceram a parte histórica e arquitetônica do local. Uma delas é a romana, que deixou rastros visíveis por vários pontos da cidade.

Um dos testemunhos mais certo desse período é a presença das Terme della Rotonda, um complexo termal que provavelmente foi feito entre os séculos I e II d.C., ficando ao norte do famoso teatro romano, ficando em pleno centro histórico.

Assume-se que essa construção tenha sido romana por conta de suas características arquitetônicas, como por exemplo a cobertura em forma de cúpula, que mais tarde abrigaria uma igreja, provavelmente de origem bizantina.

Essas termas foram uma das poucas edificações da cidade que sobreviveram a um terremoto devastante no século XVII. Porém, foram devastadas durante um bombardeamento na Segunda Guerra.

Durante as escavações para a reconstrução, foram ainda encontrados alguns restos que indicam civilizações anteriores à romana. Existe a hipótese de que elas tenham sido construídas pelos romanos em cima dos restos de outro edifício termal.

Ao total, são quatro prédios coligados. Ainda é possível identificar as áreas que eram destinadas aos banhos frios e aos banhos quentes.

Com o passar dos anos, a cidade foi dominada por outras civilizações. Durante o período bizantino, século VI, nesse local foi erguida uma igreja dedicada à Santa Maria della Rotonda, feita com material recuperado de alguns destroços.

Durante a época medieval, essa igreja virou uma capela fúnebre para a burguesia.

Muitos dos afrescos que compunham suas paredes, representando imagens sacras, foram perdidos com o passar dos anos, especialmente por conta do bombardeamento. Ainda assim, alguns sobreviveram, como a de Maria com o menino Jesus.

As termas da Rotonda têm horários e dias de aberturas variados. Neste momento, elas estarão fechadas até 15 de maio de 2016 (ficaram abertas poucos dias de abril). A entrada, no entanto, é gratuita.

Para saber os dias e horários que elas estarão abertas, consulte o site oficial.

As termas ficam em pleno centro histórico da cidade de Catânia, na rua della Mecca, atrás do Teatro Romano, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Fotos: Terme della Rotonda (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s