Para eternizar (mais) Roma!

Hoje é feriado no Brasil por conta de Tiradentes. Em Roma também é. Hoje os romanos comemoram o Natale di Roma, o natal de Roma ou o aniversário da cidade. Recebe esse nome porque é o dia de sua formação.

Existe uma forma de Roma ser mais eterna do que já é? Acredito que sim. Além de ser a cidade eterna, Roma foi eternizada também por muitos artistas através de pinturas, poemas e músicas.

O foco aqui é a música e nessa playlist curtinha estão algumas das músicas que cantores italianos dedicada à capital italiana, essa cidade que nos conquista e e fascina, e que é acrônimo da palavra amor.

Sim, Roma é muito amor! Para ouvir diretamente do YouTube, clique aqui. Para ler os comentários, clique no link abaixo.

1. Antonello Venditti – Roma Cappocia

Antonello é romano e já começa a canção dizendo que é dedicada à cidade eterna. Uma declaração de amor à belíssima cidade. Uma das que eu acho mais bonitas sobre Roma. Algumas partes estão em dialeto romano.

2. Luca Barbarossa – Via Margutta

A música de Luca Barbarossa homenageia a rua Margutta em Roma. Luca já cantou sobre outros lugares de Roma, como a Piazza Navona. A canção foi apresentada no Festival de Sanremo de 1986. Apesar da classificação ruim (18º), a música foi um sucesso comercial.

3. Lando Fiorini – Roma Nun Fa’ La Stupida Stasera

Lando Fiorini é outro romano. Além de cantor também é ator, e na sua discografia, constam vários ônibus com Roma no nome. Acho que ele ama sua cidade, não? Essa em especial é toda cantada em dialeto romano e é belíssima.

4. Michele Zarrillo – Strade di Roma

Sofreu uma desilusão amorosa? Está em Roma para esquecer? Então essa é a trilha sonora do seu momento sofrência! Nada como uma cidade como Roma para fazer você esquecer qualquer resquício de infelicidade!

5. Alex Britti – Venite Tutti a Roma

Alex Britti é um eterno apaixonado por Roma e demorou para fazer uma música dedicada a ela. Inclusive, Milano foi escrita primeiro. Diferentemente desta, que é incrivelmente melancólica, sobre Roma, Alex faz uma canção bem alegre, pra cima!

6. Marco Conidi – La Roma Che Conosco

A música de Marco Conodi é quase falada ao invés de cantada. Ele fala sobre a Roma que conhece – sendo, claro, romano. O mais interassante é o momento inception que acontece aqui: ele cita, em seu refrão, a música de Lando Fiorini.

7. Niccolò Fabi – Lasciarsi Un Giorno A Roma

Se você achava que curar as mágoas de um amor em Roma era o pior que podia te acontecer, reconsidere. Pense o que é tomar uma bota na cidade eterna: muito pior. E Niccolò Fabi canta isso, ser deixado em Roma.

8. Francesco de Gregori – Per Le Strade di Roma

Nada como um grande cantor romano como Francesco de Gregori. Pelas estradas de Roma, é possível encontrar adrenalina, carne fresca, pó, rostos novos, vinho. Tem um estilo de vida! Mais certo que isso, impossível!

RESUMO

Playlist: Para eternizar (mais) Roma!
Número de faixas: 8.
Duração: Aproximadamente 35 minutos.
Link: YouTube.

Parabéns, Roma, pelos seus 2769 anos. Está idosinha, mas continua muito amada por milhões!

Foto: Fita antiga (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s