Dialettando

Dialetos pela Itália

*clica para ver maior*

Apesar de o italiano ser a língua oficial da Itália, descendendo historicamente do dialeto toscano literário, e sendo este influenciando pelo dialeto siciliano, cujos pais são os famosos escritos Dante, Petrarca e Boccacio.

Os dialetos toscanos usados por esses escritores evoluíram para o que veio a ser a língua italiana atual. Até o momento da unificação da Itália em 1861, o italiano era falado apenas por uma minoria da população.

Com a unificação, ele acabou se difundindo por todo país ao passar a ser obrigatório nas escolas, sendo que a contribuição mais determinante para isso a televisão. Porém, apesar disso, a soma daqueles que usavam italiano e o alternavam com uma segunda língua superava aqueles que falavam somente italiano.

Com o italiano sendo usado pela mídia em massa, reduziu-se muito o uso de dialetos, línguas regionais, tanto que algumas estão em risco de extinção.

Atualmente, mais de 70% da população fala exclusivamente o italiano e 20% alterna com uma língua local, enquanto o restante fala somente o idioma local, mas esse número duplica quando falamos de diálogos domésticos.

Como podemos ver no mapa acima, a Itália não é definitivamente um país de um idioma só. o uso de dialetos ou línguas locais aumenta conforme vai se entrando mais ao sul da Itália – em Nápoles, por exemplo, a comunicação pode ser um pouco mais complicada.

Fabrizio de André ficou conhecido por divulgar o dialeto genovês, sendo o álbum Creuza de Mä um marco na sua carreira: a partir dele, Fabri registraria apenas canções totalmente em dialeto. Nos dias atuais, Rocco Hunt faz seu rap misturando italiano e o dialeto salernitano.

Canções italianas que marcaram algumas gerações são cantadas em dialeto também, muitas em dialeto napolitano, como a famosa Funiculì Funiculà. Outra canção símbolo da Itália é cantada em dialeto, O’ Sole Mio.

A fonética, a escrita e a estrutura gramatical de uma língua local podem diferir bastante do italiano.

A página do ICIB deixou a dica do site Dialettando, no qual é possível procurar palavras em dialeto para serem “traduzidas” para o italiano. Achei muito útil porque, acreditem, mais cedo ou mais tarde, você vai acabar esbarrando em alguma palavra em dialeto,

O site tem ferramenta de busca entre italiano ou dialeto, buscar uma palavra por região ou até mesmo uma busca combinada, entre palavra em italiano, em dialeto, região e localidade.

Certamente, agora ficará mais fácil saber o significado de algumas músicas ou até mesmo textos. Se você leu Venezia È Un Pesce, sabe que Scarpa usa muitas palavras em dialeto veneziano no meio dele.

Bons estudos!

Foto: Dialetos na Itália (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s