Addio, Giorgio Calabrese!

Giorgio Calabrese

Ontem à noite, faleceu em Roma Giorgio Calebrese aos 86 anos. Giorgio foi um importante compositor italiano, além de ter tido influência na TV também.

É considerado um dos pais da “escola genovesa”, que ainda é composta por Gino Paoli, Umberto Bindi, Bruno Lauzi e, claro, Fabrizio de André. Entre suas canções mais famosas está E Se Domani, que foi interpretada pela cantora Mina.

Aliás, ele e Mina tiveram uma importante parceria. Além dela, ele também colaborou com Ornella Vanoni, Adriano Celentano e Luigi Tenco. Também foi responsável por traduzir algumas letras para o italiano de Charles Aznavour e Juliette Greco.

Nascido em Gênova em 1929, começou sua carreira escrevendo para Umberto Bindi. Ficou bastante popular durante os anos 60, graças a uma derrota em Sanremo: mesmo com duas canções na competição, não chegou na final. Uma delas era inclusive E Se Domani.

Mas então, quando Mina resolveu gravar a sua versão dessa música: popularidade na certa. A partir de então, a parceria passou para um programa de rádio com a cantora, que ia ao ar aos domingos.

Sua canção Piano de 1960 foi escrita para Mina e depois ficou conhecida pelo mundo como Softly As I Leave You, ao ser interpretada por Frank Sinatra, Elvis Presley e Tony Bennett. Essa canção rendeu a ele um Grammy em 1978.

Sua importância na carreira de Ornella Vanoni foi exatamente de fazê-la deslanchar. Uma cantora que antes de seu encontro com Giorgio era considerada uma artista de pouco valor. Para ela, Calabrese escreveu muitas canções de sucesso.

A importância de Giorgio Calabrese na história da música italiana é enorme, mesmo não sendo reconhecido pelo grande público. Em 2010, recebeu do Presidente uma honra ao mérito pela República Italiana.

Recentemente, ele continuava a trabalhar com música colaborando com a revista Musica Leggera. A última música de sua autoria foi “Meglio Così” escrita para Johnny Dorelli.

Descanse em paz, Giorgio!

Foto: Giorgio Calabrese (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s