A Procissão dos Mistérios

La Processione dei Misteri, a Procissão dos Mistérios, acontece na cidade de Trapani, Sicília, sempre na Sexta-Feira Santa a partir das 14:00 e se estende por 24 horas até o sábado.

Essa procissão é a manifestação religiosa mais longa na Itália e também é uma das mais antigas. Os grupos sacros dos mistérios percorrem quase toda a cidade e realizam um espetáculo que mistura luz, som, cores e emoção.

As origens dessa procissão é na realidade espanhola e acontece há quase 400 anos.

Os mistérios em questão são representações artísticas da paixão e morte de Cristo, e são realizados por 18 grupos e outros dois que simulam Jesus morto e a Virgem. As obras foram feitas por artesãos locais dos séculos XVII e XVIII.

A técnica utilizada na realização das estátuas é típica da cidade de Trapani e é conhecida como carchèt, misturando cola e gesso para dar mais expressão aos modelos. As estátuas ficam fixadas em uma base de madeira conhecida como “la vara”.

A procissão era gerida por uma confraria, mas atualmente ela é realizada por corporações artesanais, que se juntaram para formar uma União em 1974, ficando responsável por toda a organização do evento.

Os grupos sacros partem da igreja barroca do Purgatório, ao som de marchas fúnebres, passando pelas principais ruas da cidade sem interrupções até a tarde do dia seguinte. Durante a noite, os grupos percorrem as vias do centro histórico.

O evento termina no ponto onde começou, a igreja do Purgatório e os grupos entram nela, um a um, acompanhados das bandas. Ela se encerra com a entrada da carro com a Virgem.

A procissão de sexta para sábado é mais famosa, mas não é a única que acontece em Trapani. Outras duas acontecem na terça e na quarta da semana santa e são conhecidas como as procissões da piedade, percorrendo o centro histórico com dois quadros antigos.

No dia seguinte ao término da procissão, os artesãos já começam a trabalhar para a do ano que vem, ajudando a conservar através do tempo todo o fascínio que envolve essa importante manifestação religiosa italiana.

Foto: A Procissão dos Mistérios em Trapani (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s