Stanze Al Genio

Stanze Al Genio

Fiz um post semana passada para o Itália Viagens sobre Palermo e simplesmente me apaixonei pelas Stanze Al Genio.

Essas salas ficam em uma das ruas mais antigas do centro histórico de Palermo, a via Garibaldi (11), no bairro chamado Kalsa. Atualmente, é uma casa-museu, que fica dentro de uma propriedade privada, em um dos andares do Palazzo Torre.

O prédio foi construído entre os séculos XVI e XVII e pertenceu à família Fernandez di Valdes, no século seguinte, foi comprada pela família Torre. Os espaços foram restaurados recentemente.

O nome do museu é por conta de uma fonte, a Fontana del Genio, que fica muito próxima ao prédio que abriga as salas. É possível ver a fonte de uma das janelas das salas.

O grande destaque desse museu fica por conta da coleção de mais de 2300 peças em maiólica, um tipo de cerâmica branca italiana que foi muito comum na época do Renascimento e que tem origens hispânicas. O nome provavelmente tem origem na ilha de Maiorca.

As maiólicas são de origem napolitana e siciliana, feitas entre o final do século XVI e início do século XX, e ficam distribuídas em quatro salas, nas quais o visitante pode admirar também pequenas coleções de antigos brinquedos, caixas de lata, garrafas, informes publicitários do século passado, além de uma nova seção de cerâmicas.

Stanze Al Genio

As quatro salas são chamadas de: sala de entrada, sala neoclássica (por conta da decoração estilo século XVI do teto), sala das flores (por conta da decoração estilo século XVIII do teto) e sala da cozinha. A exposição é dividida por épocas e por centros de produção.

O museu sobrevive atualmente de doações e contribuições de sócios. Ele não recebe nenhum tipo de incentivo institucional para aumentar as coleções e manter o local. A Associazione Culturale Stanze Al Genio nasceu em 2008.

Essa associação quis dispor ao público toda a coleção de maiólicas, que foram recuperadas graças a um grupo de colecionadores, que recupera as peças há mais de 30 anos.

Para visitar o local, somente com um agendamento prévio, apresentando um documento de identidade. A taxa é de €7,00. Para quem quiser se afiliar no plano anual, €100,00 (podendo visitar quantas vezes quiser, desde que se agende).

A visita guiada dura cerca de 60 minutos, no qual o guia descrevem os segredos por trás de algumas maiólicas e contam suas histórias.

Como as visitas funcionam por agendamento, não há um horário de funcionamento no site oficial, mas existe um email para contato. Os interessados em ajudar a manter o projeto podem doar no site We Are Genio, adotando uma maiólica.


Sem dúvidas, um belo e curioso passeio para quem estiver em Palermo.

Ah, sim, dizem que você pode perguntar praticamente qualquer coisa sobre a origem das maiólicas, significados, qual a mais antiga, a primeira etc., que os fundadores terão muito prazer em responder.

Fotos: Stanze Al Genio (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Stanze Al Genio

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s