Para comemorar Ligabue!

Pois é, meu Brasil, o querido Ligabue completa hoje 56 primaveras de muito rock’n’roll. Depois que passou o show dele no Brasil, pensei: “poderia ter feito uma playlist de aquecimento”, e depois esqueci do aniversário!

Esse ano não!

Se você não conhece Ligabue, espero que essa playlist possa te ajudar a conhecê-lo (e quem sabe você não se apaixona como outros milhões de fãs espalhados pelo mundo?). Se você já conhece, é sempre bom reviver Liga!

A seleção de músicas foi uma mescla de músicas de destaque na carreira dela com algumas de minhas preferidas. Se tratando de Ligabue, as possibilidades de combinações de novas playlists são quase infinitas, rs.

Você pode ouvir a playlist diretamente do YouTube clicando aqui ou clique no link abaixo para continuar lendo com os comentários.

1. Balliamo Sul Mondo

Sim, essa música já entrou para uma playlist. E se reclamarem, ela entra em outra de novo, rs. Além de ser uma música que eu gosto muito, ela praticamente lançou Ligabue para a Itália, então não consigo imaginar abrir essa playlist com outra música.

2. Ho Messo Via

Essa música é uma das preferidas dos fãs. Ele canta sobre conseguir mandar embora, se livrar de algumas coisas ao longo da vida dele, mas não consegue explicar não conseguir mandar embora uma pessoa.

3. Certe Notti

Não tenho muito o que dizer dessa música porque ela é simplesmente uma de minhas favoritas. Gosto demais da melodia que me traz algo de nostalgia. Algumas noites, a única coisa que você quer fazer é pegar o carro e ele que decida onde ir…

4. Ho Perso Le Parole

Essa música foi escrita exclusivamente para o filme Radiofreccia, pensado para a sua primeira e última cena. Quem nunca perdeu as palavras? Essa é outra preferida e gosto quando ele canta: “perdi as palavras ou são elas que me perdem”?.

5. Piccola Stella Senza Cielo

Essa música também saiu do primeiro álbum de Ligabue e se tornou um clássico entre os fãs, uma verdadeira queridinha. O próprio Liga disse que essa é uma das músicas que mais marcam as pessoas. A história é verdadeira, uma amiga dele e sua ingenuidade.

6. Urlando Contro il Cielo

Talvez a mais clássica de todas, aquela que não pode faltar em nenhum show do cantor. Liga disse já ter que gritado contra o céu em um momento de estresse e que isso foi libertador. Se não me engano, virou hino da torcida do Inter de Milão.

7. Viva!

Música de um dos álbuns mais clássicos do Ligabue (Buon Compleanno, Elvis!, eleito um dos melhores álbuns italianos de todos os tempos), é dedicada à ex-mulher dele que vivia com intensidade. Uma de minhas preferidas, já comentei aqui.

8. Almeno Credo

Essa aqui é outro preferida, tanto que comentei em um post também. Eu gosto demais dessa música, que fala sobre acima de tudo acreditar. Acreditar naquela pessoa que diz que o amor ‘chama’ amor. Uma das minhas frases preferidas é: “que quando você parar de ter esperança, começa um pouco a morrer”.

9. Questa È La Mia Vita

Essa música também é uma das preferidas dos fãs, e senti que Liga também gosta muito de cantá-la ao vivo. Gosto demais da mensagem inicial que é reforçar que a vida é sua e você a guia como quiser, e para entrar, tem que pedir permissão.

10. Voglio Volere

Não sei se essa é muito popular entre os fãs, mas essa é mais uma das que eu gosto muito. Na música ele fala basicamente das coisas que ele quer, um mundo cômico, acordar quando quiser e acimar de tudo: “quer querer”.

11. Il Peso della Valigia

Essa é diretamente uma preferida minha. Essa música surgiu de um dos poemas de Ligabue entitulado “Cosa Non Mettere In Valigia“, cujos os versos ele adaptou para entrar em métrica com a melodia. Quem nunca carregou pesos ao longo da vida para depois perceber que não eram nada?

12. Con La Scusa del Rock’n’Roll

E com a desculpa do rock’n’roll eu termino essa playlist ligabuística.

RESUMO

Playlist: Para comemorar Ligabue!
Número de faixas: 12.
Duração:
Aproximadamente 52 minutos.
Link: YouTube.

Sentiu falta de alguma música? Deixa nos comentários, quem sabe não vem uma versão 2.0 dessa playlist? ;)

Foto: Fita antiga (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Para comemorar Ligabue!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s