Bairro Coppedè em Roma

Bairro Coppedè em Roma

Palazzi degli Ambasciatori

Roma sempre surpreendente!

Quartiere Coppedè, bairro Coppedè, fica um pouco afastado do centro histórico. Na verdade, ele não é um bairro, mas é chamado assim, mesmo sendo um complexo de edifícios. Ele fica no bairro Trieste.

O seu nome vem do arquiteto que o projetou, Gino Coppedè. Ao todo são 18 prédios e outros 27 prédios menores e edifícios, dispostos ao redor da Piazza Mincio.

O que chama atenção nesse bairro de Roma são os estilos dos prédios que têm influências dos estilos LibertyArt Decò, além de influências das artes grega, gótica, barroca e até mesmo medieval.

Fontana delle Rane

Fontana delle Rane

Impossível não ficar de queixo caído ao ver fotos do lugar.

Coppedè projetou o lugar entre 1913 e 1927, ano de morte do arquiteto. Na Piazza Mincio, encontra-se uma fonte chamada Fontana delle Rane (fonte das rãs). A fonte tem 12 rãs e nela, os Beatles entraram de roupa e tudo após um show em uma casa próxima ao bairro.

Nessa praça fica um dos prédios, o “prédio sem nome”, que tem uma das entradas mais bizarras. Na entrada, a escrita:

INGREDERE HAS AEDES QUISQUIS ES AMICUS ERIS HOSPITEM SOSPITO

“Entre nesse lugar, quem quer que você seja, será um amigo, eu protejo o hóspede.

Sendo uma mistura de estilos da época, provavelmente o objetivo de Coppedè era apenas trazer alegria, caos e medo aos visitantes ao criar essa atmosfera única. Não a toa, o considerado pai dos filmes de terror da Itália, Dario Argento, escolheu esse bairro para rodar alguns de seus filmes.

Villini delle Fate

Villini delle Fate

Um dos palácios chamado Villini delle Fate, composto por três prédios, lembra um pouco Florença porque as referências na construção desse prédio foram Dante e Petrarca. Um pouco mais distante desse prédio, uma referência à Veneza, com um leão de São Marco e o desenho de um veleiro.

Apesar de não parecer a primeira vista, a comissão que pediu para que Coppedè realizasse esse trabalho, queria dar ao bairro um ar da Roma antiga. Ele usou sim elementos tanto da Roma antiga quanto da Roma imperial, além de fazer um arco remetendo ao arco do Fórum Romano.

Uma das maiores referências à Roma imperial é o uso do travertino, uma rocha calcária, em muitas das construções do bairro. O próprio Coliseu e a Basílica de São Pedro são construídos com esse material.

Quartiere Coppedè

Detalhe da Villini delle Fate

Quartiere Coppedè fica atrás da Villa Borghese. Para chegar, pode-se pegar um ônibus na Termini (86 e 92) e descer na parada da Piazza Buenos Aires. Dali, são mais ou menos três minutos a pé até avistar o arco do Palazzo degli Ambasciatori, que marca a entrada do bairro.

Para ver no mapa a distância, clique aqui. Outra opção é pegar o tram 3 ou 19 e descer na mesma praça. Para quem quiser se aventurar e ir a pé, o local fica a menos de 3 km da estação Termini, clique aqui.


Só consigo pensar em: Roma e seus milhares de motivos para voltar ♥

Fotos: Bairro Coppedè em Roma (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s