Il Giardino di Ninfa

Jardim de Ninfa é uma das pérolas escondidas da região do Lazio. Ele fica na cidade de Cisterna di Latina na província de Latina, ao sul de Roma.

Desde 2000, o jardim é um monumento natural da região, onde também fica localizado, dentro dele, o Parque Natural Pantanello, inaugurado em 2009.

Jardim de Ninfa

O local é um jardim inglês, que foi idealizado por Gelasio Caetani em 1921, onde ficava uma cidade chamada Ninfa, da qual só restaram algumas ruínas, sendo que algumas foram restauradas durante a criação do jardim.

Ninfa é também o nome do rio que corta o jardim. Durante a época romana, existia um pequeno templo dedicado às ninfas, divindades da água. O nome da cidade teria sido derivado desse templo.

O território chegou a ser doado ao Papa Zacarias, no século VIII, mas alguns contes tomaram conta da região. Somente quatro séculos mais tarde é que o controle voltaria às mãos de um Papa (Pasquale II).

O local foi confiado aos habitantes da região em troca de fidelidade à igreja, pagamento de algumas taxas e a ordem de demolir as muralhas de defesa. Esses jardins ainda passaram por muitos domínios até chegar na família Caetani.

Jardim de Ninfa

No seu período mais próspero, a cidade contava com cerca de 150 casas, 15 igrejas, moinhos, dois hospitais e um castelo. As muralhas chegavam a quase 1,5 km de extensão.

No século XVI, a cidade foi saqueada e destruída por alguns pessoas que eram contra o regime do Papa Clemente VII. Ela não foi reconstruída, também por conta da malária que infestava o local. Os habitantes foram migrando para outras cidades.

No final do século XVIII, os Caetani, que já tinham a posse da propriedade, retomaram o poder e começaram a idealizar o jardim, que seria realizado somente pelo filho Gelasio em 1921. A família voltou a abandonar o lugar durante a Segunda Guerra.

A última jardineira foi Lelia, filha de Roffredo Caetani, irmão de Gelasio. Ela morreu em 1977, mas deixou a Fundação Roffredo Caetani responsável pela manutenção do jardim de Ninfa e também do castelo de Sermoneta, que é da família.

Jardim de Ninfa

Dentro do jardim, existem mais de 1.000 espécies de plantas, muitas das quais foram introduzidas. Impressiona a variedade de rosas e magnólias. O clima do local também permite a cultivação de plantas tropicais.

Visitar o Giardino di Ninfa é quase que uma exclusividade, pois ele fica aberto somente em determinados dias do ano, sendo necessário agendamento prévio. Normalmente, fica aberto no máximo 4 dias no mês, com exceção de abril e maio quando são liberadas 6 datas.

Ele funciona somente de março a novembro, funcionando normalmente entre 9:00 e 12:00, e reabrindo entre 15:00 e 18:00. O preço do ingresso é €12,00, sendo gratuito para crianças menores de 11 anos (acompanhada de um dos pais).

Para ver os dias de funcionamento, visite o site oficial. Para agendar o dia é necessário enviar um e-mail nesse endereço ou nesse outro.

Jardim de Ninfa

A visita está vinculada a uma visita guiada, que dura cerca de uma hora. Ao término dela, não é possível continuar no jardim, mas apenas em um orto menor. Não pode comer dentro do parque, mas pode levar cães de até 5 kg.

Para chegar ao jardim, somente com carro ou táxi, saindo da estação de trem de Latina (a estação mais próxima do local). Ele fica na Doganella di Ninfa, via Provinciale Ninfina, 68.

Em 2015, o Giardino di Ninfa foi eleito o jardim mais bonito da Itália.

Fotos: Jardim de Ninfa (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s