Ti amo x ti voglio bene

Ti amo x ti voglio bene

Não sei vocês, mas eu sempre encarei o ti voglio bene como a tradução literal: te quero bem. Daí, alguém me disse que significa ‘te amo’ mesmo e eu fiquei, “mas e o ti amo? Onde fica? Como faz?”

As explicações pela internet são praticamente todas as mesmas: ambos significam literalmente eu te amo, porém com “pesos” diferentes.

Ti amo expressa um sentimento muito forte, por isso ele normalmente  é usado entre um casal ou com quem se tem uma relação amorosa. Dificilmente você ouvirá sendo dito entre amigos ou até mesmo entre parentes (inclusive relação pais e filhos).

Em algumas regiões da Itália, normalmente mais ao sul, o ti amo pode ser usado para mães, pais, filhos, amigos, mas é uma questão cultural: os sulistas costumam ser mais passionais. No norte da Itália, isso é raro ou ausente.

Para os amigos e parentes, os italianos usam a expressão ti voglio bene, que pode ter algumas variáveis como ti voglio tanto bene (abreviada como tvtb) ou como na canção Carusoti voglio bene assai.

Sim, para um italiano é muito estranho dizer ‘ti amo’ se a relação é de amizade ou parentesco.

Ah sim, também é possível dizer ti voglio bene ao seu companheiro, mas aqui entra outra questão muito discutida: alguns dizem que existem pesos diferentes para as expressões e que ti amo seria “mais forte”. Outros dizem o contrário: que às vezes ti voglio bene demonstra maior carinho.

E ainda bem que eu não fiz alocka e soltei um ti amo quando encontrei o Alex, rs. Falando nele, encerro o post com uma música dele na qual ele brinca com as duas expressões:

Você se contenta com um “ti voglio bene” ou quer mesmo um “ti amo“?

Foto: Corações (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s