Para cantar Sanremo

Hoje começa a 66ª edição do Festiva di Sanremo, simplesmente um dos festivais de música mais importantes do mundo.

E para você se aquecer, se preparar para essa noite, nada como conhecer algumas das canções que conquistaram o mundo após serem cantadas no palco do Teatro Ariston em Sanremo.

Fiz uma seleção de 10 músicas da seguinte forma: uma de cada década da categoria principal (de 1951 – 2015), que dá um total de sete músicas, e outras três entre as categorias jovens e prêmio da crítica.

Pegue a pipoca e se prepare para uma sessão nostalgia! Para quem quiser ouvir a playlist diretamente no YouTube, clique aqui. Para quem quiser ler os comentários, clique no link abaixo.

  1. Domenico Mondugno – Nel Blu Dipinto di Blu

Como não começar essa playlist com uma das maiores músicas italianas de todos os tempos?Domenico Mondugno levou o primeiro lugar do Sanremo de 1958 com Nel Blu Dipinto Di Blu. Essa música é simplesmente maravilhosa!

2. Claudio Villa – Non Pensare a Me

Em 1967, a música vencedora na categoria principal foi Non Pensare a Me. A intérprete principal é Iva Zanicchi, que a lançou em janeiro, mas parece que Claudio Villa ganhou como co-vencedor. Particularmente, gosto dessa versão dele.

3. Nicola di Bari – I Giorni Dell’Arcobaleno

Nicola di Bari fez uma dobradinha. Ganhou em 1971 com Il Cuore È Uno Zingaro, juntamente com Nada, e depois em 1972 com I Giorni Dell’Arcobaleno. O próprio Nicola representou a Itália no Eurovision do mesmo ano.

4. Eros Ramazzotti – Adesso Tu

Me sinto idosa porque não sabia que essa música era tão velha, rs. Sempre achei que fosse um sucesso da década de 90. Eros Ramazzotti levou o primeiro lugar do Sanremo de 1986 com Adesso Tu, um de seus maiores sucessos também (e tem show dele em SP em Junho!). E como o tempo fez bem para ele, não? Tipo vinho… rs.

5. Ron & Tosca – Vorrei Incontrarti Fra Cent’Anni

Só eu senti uma pegada More Than Words do Extreme no começo? Enfim. Vorre Incontrarti Fra Cent’Anni ganhou o Sanremo de 1996 em cima de uma polêmica: votos trocados a favor de Ron. #bafão Alguns versos dessa música contém trechos de sonetos de Shakespeare.

6. Elio & Le Storie Tese – La Terra Dei Cachi

Então vamos fazer um jus, pois Elio & Le Storie Tese deveriam ter ganhado o Sanremo de 1996 com La Terra Dei Cachi. Duas propostas bem diferentes, não? Como consolo, eles levaram o prêmio da crítica…, mas e a glória de Sanremo, como fica?

7. Laura Pausini – La Solitudine

Quem diria que a partida de Marco traria tantas coisas para Laura, não é? Ok, nem sei se Marco foi real na vida dela, mas vamos fingir que sim, rs. A música que lançou esse fenômeno que é Laura Pausini para o mundo, La Solitudine já foi regravada em português por Sandyjunior Sandy & Junior. Laura ganhou na categoria ‘jovem’ em 1993.

8. Francesco Renga – Angelo

Francesco Renga começou na categoria ‘jovem’ em 2001. No ano seguinte, voltou na categoria principal, mas somente em 2005 ele levou o primeiro lugar da categoria principal com Angelo, um de seus maiores sucessos, que eu adoro! Uma das primeiras que ouvi dele!

9. Marco Mengoni – L’Essenziale

Claro que dessa década que ainda não terminou, eu não poderia escolher outra música se não fosse L’Essenziale do Marco Mengoni, vencedor de 2013 com a música que fica no repeat até hoje e para mim, a melhor nesses últimos seis festivais (vamos ver o que esse ano aguarda, né?).

10. Zibba & Almalibre – Senza Di Te

E é claro que eu vou encerrar essa lista com uma das melhores músicas italianas dos últimos tempos, a maravilhosa Senza di Te de Zibba & Almalibre. Letra maravilhosa, melodia maravilhosa e a voz maravilhosa do Zibba = perfeição (sem falar no clipe). A banda levou o prêmio da crítica da categoria ‘jovem’ em 2014.

RESUMO

Playlist: Para cantar Sanremo.
Número de faixas: 10.
Duração: aproximadamente 35 minutos.
Link: YouTube.

Foto: Fita antiga (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s