5 cidades italianas para passar o Carnaval

Porque essa semana eu estou toda trabalhada no samba! rs

Mentira. Se tem uma brasileira que samba que nem gringo com os dedos indicadores voltados para o céu: prazer, eu.

Se você estará na Itália ou pelo menos tem como intenção de vida passar algum carnaval em algum ano por lá, deixo indicado cinco carnavais tradicionais que acontecem em diferentes regiões italianas.

Carnaval de Veneza, no Vêneto

Carnaval de Veneza, veneto

Depois do Rio de Janeiro, Veneza tem o carnaval mais famoso do mundo e da Itália, além de ser um dos mais antigos também. Ele é único por conta de suas máscaras e da riqueza de atrações que normalmente duram mais de duas semanas. Todos os anos, um tema diferente é abordado. Já comentei sobre ele nesse post aqui.

Carnaval de Viareggio, Toscana

Carnaval de Viareggio, Toscana

Depois de Veneza, provavelmente é o carnaval mais popular da Itália. Além disso, é reconhecido internacionalmente por conta da riqueza de detalhe dos seus carros alegóricos, feitos de papel machê. Os temas normalmente se voltam para a atualidade, política e mundo. Esse ano, ele comemora sua 143ª edição. Em uma das vias, só é possível entrar mediante pagamento.

Carnaval de Ivrea, Piemonte

Carnaval de Ivrea, Piemonte

Um dos carnavais mais antigos do mundo começa já em janeiro, no dia 6, mas o que todos esperam mesmo é a Batalha das Laranjas que acontece durante três dias e relembra o tempo que a nobreza comandava a cidade. Comentei mais sobre esse carnaval nesse post aqui.

Carnaval de Putignano, Puglia

Carnaval de Putignano, Puglia

Outro carnaval famoso por conta de seus carros alegóricos riquíssimos em detalhes feitos de papel machê é o principal que acontece na região da Puglia, acontecendo há mais de 600 anos. Os desfiles acontecem até a quarta-feira de cinzas e no dia seguinte, o Funeral de Carnaval que encerra a festa. A festa ainda conta com um personagem, o Farinella. Falei desse carnaval nesse post aqui.

Carnaval de Oristano, Sardegna

Carnaval de Oristano, Sardegna

A tradição do carnaval de Oristano na Sardegna data da época medieval e durante a festa, esse tempo é relembrado com desfile de cavaleiros com espadas e lanças. Esse ano ele começará somente no dia 7 de fevereiro. O desfile com cavalos é conhecido como La Sartiglia e é considerada uma das coreografias mais bonitas de carnaval.


O carnaval é celebrado em praticamente todas as grandes cidades/capitais italianas, então o que o turista não terá é dificuldade em achar algum por perto! Os que eu destaquei nesse post chamam atenção por causa da grandiosidade com que eles tratam o evento. Deve ser mesmo imperdível!

Fotos: Carnavais pela Itália (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s