Carnaval histórico de Ivrea

Carnaval de Ivrea

Já comentei sobre o famoso Carnaval de Veneza, mas a manifestação carnavalesca mais antiga na Itália é o carnaval histórico de Ivrea, na região do Piemonte. O carnaval já é festejado há mais de dois séculos ininterruptamente.

A festa nasceu no período Medieval e ainda hoje ela mantém uma forte ligação com essa época. Os carros alegóricos e as cerimônias relembram muito o período e são cheios de evocações históricas.

O momento mais aguardado da festa é a Battaglia delle Arance: a batalha das laranjas, o símbolo do carnaval de Ivrea, que chama turistas de toda parte para acompanhar o espetáculo. Nele, os times se desafiam e lançam laranjas um contra o outro pelas principais ruas da cidade.

A batalha teria nascido para fazer uma metáfora entre a luta do povo com a nobreza, e acontece nos três dias de carnaval.

Segundo a lenda, um barão que dominava a cidade caiu graças a filha de um camponês, que prometida a um rapaz, não quis aceitar o casamento forçado – imposto a todas as mulheres na época. Quando chegou ao castelo, decapitou o barão e deu início a uma revolta popular que se concluiu com a destruição do prédio.

O povo seria representado pelos times que caminham a pé e lutam contra aqueles que estão nos carros guiados por cavalos (a nobreza). Claro que essa batalha gera polêmica por conta do desperdício de laranja, da sujeira que toma conta da cidade e dos feridos durante o evento.

Mas nem só da batalha das laranjas vive esse carnaval, Ivrea oferece uma programação com várias atividades, que começam já no dia da Epifania (6 de janeiro). Depois, um cortejo histórico abre oficialmente o carnaval, seguindo para outras festividades que vão até a quinta e o sábado gordos.

Uma opção divertida (e suja) para quem estiver na Itália durante o carnaval!

Foto: Carnaval de Ivrea (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Carnaval histórico de Ivrea

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.