Biblioteca sob rodas

Bibliomotocarro

Vi a matéria no Catacrinha e achei muito amor ♥

bibliomotocarro é uma biblioteca infantil sob rodas que nasceu no finalzinho da década de 90 para chamar atenção das crianças da nova geração para os livros, um costume que parece ter se perdido com o passar do tempo, já que elas estão cada vez mais interessadas em tecnologia.

O projeto é idealizado por um professor aposentado, Antonio La Cava, e está ligado com sua história e, claro, sua formação, já que ele ensinava literatura.

A ideia de usar um carro para servir de biblioteca tem a ver com o fato do professor sentir que as paredes das escolas são muito estreitas e porque ele queria ser um ‘professor de rua’. Ele queria uma escola fora da escola, para potencializar o que o meio externo pode oferecer.

O carro também tem a ver com seu passado. La Cava nasceu em uma cidade do interior onde não existia biblioteca, nem mesmo livraria. Mas havia uma espécie de bibliônibus, que tinha como finalidade ser uma biblioteca ambulante e servir cidades menores.

Naquela época, o governo lutava muito contra o analfabetismo e ações como essa, ajudaram muito.

Hoje, o motivo do professor de lançar mão de uma biblioteca sob rodas é outro: a falta de interesse das crianças pela literatura. O motocarro é uma forma popular, humilde e simples de fazer o serviço para que as crianças queiram ler.

O carro é ajustado às dimensões das crianças, além disso, vai além da leitura: cria laços entre elas.

Na Itália, as pessoas leem poucos livros por ano e na Basilicata, região que Antonio cresceu e realiza o projeto, o índice é ainda menor, exatamente por conta da distância dos livros. Dessa forma, ele vai com seu carro até as crianças: nas praças, nas esquinas e nos campos de futebol.

Por semana, ele empresta cerca de 450 livros e conta com um acervo de quase mil livros.

O projeto já passou por momentos difíceis, logo no início, quando perdeu um dos patrocínios por motivos econômicos e La Cava quase se afundou em dívidas tentando mantê-lo. O quadro mudou quando em 2005, ele foi reconhecido como o melhor projeto para a divulgação do livro e da literatura, o que rendeu um prêmio no valor de €5.700.

Com o dinheiro, o professor adaptou o carro para como ele é conhecido atualmente (foto).

Para quem quiser conhecer mais o trabalho do professor La Cava e saber dos projetos com o bibliomotocarro, basta visitar o site oficial.

E, sim, ainda existe muito amor no mundo, minha gente! Basta a gente saber olhar ♥

Foto: Bibliomotocarro (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s